O campista apaixonado, que além de aproveitar tudo que o campismo oferece, se preocupa em contar suas experiências, mantendo um blog detalhado, repleto de conteúdo, fotos e filmes, presta uma inestimável contribuição para a preservação e desenvolvimento deste estilo de vida e dos prestadores deste serviço, Brasil afora.

O Blogueiro Campista alimenta uma imensa base de informações que são úteis ao próximo. Alí são “postados” os bons, alegres e festivos momentos, como também os ruins, evitando que sejam repetidos.

O Blogueiro Campista conta com riqueza de detalhes, os lugares que visitou, os atrativos que conheceu, as dificuldades de acesso e como vencê-los, criando uma rede de interação e amizade bem característica do amante da natureza.

Adiante apresentamos muitos dos amigos que mantém blogs e/ou FanPages, em constante atualização. São casais, famílias inteiras, viajantes dedicados e apaixonados pelo campismo. Destaque para a criatividade das marcas que, em muito, representam cada um. Este post tem a característica de ser infinito, já que a cada evento, encontro, viagem ou acampada, vamos aumentar esta família.

Bramasole Por Aí é editado pelo querido casal Renata e Bruno. Uma amizade que se intensificou com as oportunidades de acampamentos conjuntos. O entusiasmo dos dois é contagiante.  Bramasole significa “desejar o sol”. Que venha o sol. A luz vocês já tem.
Acampar e estar entre amigos, promover atividades, organizar, aproximar os novos, … um casal campista de alma.

Um Sonho, 80.000km. Fernanda Bueno, arquiteta, sonhadora. Arquiteta de formação, arquiteta da própria vida! Sonhadora com o mundo lá fora, com as diferentes culturas, culinárias, pessoas, paisagens…Simplesmente com o diferente.
Tivemos o prazer de conhece-la pessoalmente, agora em maio, quando nos visitou em Teresópolis, durante o Mini Encontro de Outono dos Campistas. Ali selamos uma forte amizade, que nos manterá conectados pelos seus caminhos. Já temos projetos conjuntos em planejamento, para o início de 2016.

Camping a Dois é editado pelo simpático casal Thais e Marcelo, que ainda não conhecemos pessoalmente. Vamos estar juntos no próximo Mini Encontro de Inverno, que vai ocorrer, agora neste mês de junho, no Camping Carrion, em Itu-SP.
Eles se denominam “Um Blog com dicas e aventuras de um casal campista”
Os relatos começaram em 2013, com 42 postagens, tendo recebido mais de 30 mil visitas até o momento.

Carro Carregado. Este blog é mantido pelo alegre Danilo Kondrasovas. Como ele mesmo diz:
“Vou fugir desse marasmo; vou sair da capital; vou fugir desse marasmo; vou morar no matagal…”
O blog existe desde 2012, com mais de 50 relatos disponíveis para consulta.
Além do blog, o Danilo, junto com os organizadores dos blogs AfraPaty e Camping a Dois, também produz o muito bem humorado “Camping Repórter”. Canal disponível no YouTube, onde são tratados vários assuntos do campismo, de forma muito original e alegre. Vale se inscrever no canal e torcer para um dia cair nas teias do Camping Reporter.

O Campista – Viajando de barraca. Editado pelo Sr. Luiz Campista, que viaja e acampa com sua esposa, D. Joana há 39 anos. Foi criado em 1999. Como ele mesmo diz, “mantenho o site sem qualquer apoio ou patrocínio, apenas pela paixão pelo campismo e com o objetivo de motivar os iniciantes à prática desse estilo de vida saudável, prazeroso e econômico, com base em nossa experiência.”
Sempre disposto e pronto à ajudar, é uma das mais ricas fontes de informação e inspiração para quem está começando e para quem já se considera um “cascudo”. Ainda não tivemos a oportunidade de nos encontrar.

O blog Familia Martineli – Aventura e Diversão é mantido pelo amigo campista Andre Ceresetti Martineli e pela Giovana. O blog está ativo desde 2014, contando com 23 relatos.
Como o André mesmo diz: Logo que voltamos da nossa primeira experiência acampando começamos a sofrer do mal que todo campista sofre, volta de uma acampada já pensando na próxima.
Vamos ter o prazer de conhecê-los pessoalmente, no próximo encontro de inverno em Itu-SP

O blog da Família Pé na Estrada está ativo desde 2014 e já conta com 39 relatos de viagens e acampadas.
É editado pelo Junior ABC e a Amanda. A família acampa rebocando a carreta barraca Kabana Camp, apelidada de “ToyStory”.

O blog Fomos Por Aí de Barraca é escrito pelo Marcão e sua esposa Aline.
O blog está ativo desde maio de 2015, e já conta com mais de 1900 acessos
Como eles mesmos dizem: Se alguém perguntar por nós, diz que fomos por aí, De Barraca!!!!
Estamos acompanhando a saga do ventilador do Marcão, que ainda não conseguiu ser estreado. E tudo leva a crer que também vai ficar guardado no Encontro de Inverno em Itu, onde vamos ter o prazer de conhece-los.

O blog Ma & Lu – Pelo Mundo!!! está no ar desde agosto de 2013, com mais de 140 postagens. E muitas delas são deliciosas receitas de comidas light.
Como a própria Maira diz: “Aqui postamos receitas de comidas light, nossa luta contra a balança, nossas viagens e coisas da nossa vida de casal que achamos que devem ser compartilhadas”.
Foi a partir do fim do ano de 2014 que se ligaram ao campismo, conheceram o grupo dos Blogs Campistas e logo foram participar do Mini Encontro de Verão. Atacados pela febre campista, já estão confirmados para o próximo Mini Encontro de Inverno. Passamos ótmos dias na companhia dos dois, no camping Dona Esmeralda, em São José do Barreiro – SP, neste feriado de Corpus Christi de 2015

Maloka é um tipo de cabana comunitária utilizada pelos nativos da região amazônica, notadamente na Colômbia e Brasil. Cada tribo tem sua própria espécie de maloca, com características únicas que ajudam a distinguir um povo do outro.
Assim o Marcello Gasparoti apresenta o blog Malokada, no ar desde janeiro de 2015. Tivemos o prazer de conhece-los no último Mini Encontro de Outono, em Teresópolis. Uma família muito alegre, que veio de longe para prestigiar a galera do Rio de Janeiro.
Vamos nos reencontrar, agora no Mini Encontro de Inverno, para alongar mais ainda nossa amizade recente.

O casal paulista Thiago Lelis e Raquel Martins editam o blog Por Aí de Barraca desde 2014, mas foram mordidos pelo “bichinho do campismo” desde 2006. E como eles mesmos afirmam: “Somos um casal apaixonado por viajar, conhecer novos lugares, estar em contato com a natureza e fazer novas amizades. Vemos no campismo uma forma de conseguir isso com muito prazer e satisfação”.
Como nós, também levam seu companheiro de estimação, a cachorrinha Breja, para onde for possível, já que alguns campings ainda são refratários à essa adorável convivência. Esperamos, em breve, encontrá-los.

O AfraPaty – Campings e Diversão – sobre campings, viagens e encontros com amigos. Editado pelo Afrânio e a Paty, que vamos conhecer pessoalmente no mini encontro de inverno, agora em junho em Itu-SP.

Viajando de Barraca – Aventuras de uma Família Campista. Editado pelo Humberto e sua esposa Val, que esperamos encontrar em breve.
O Humberto lançou a idéia do mural de adesivos e com isso motivou até aqueles que ainda não possuiam uma imagem que os identificasse. A criatividade saiu do papel, passou para os adesivos, para os frigobares, para as caixas térmicas, flâmulas e bandeiras. Parabéns Humberto.

A seguir abrimos um mural para as lindas marcas dos amigos campistas que ainda não mantém blogs de suas acampadas.

Kakuna Matata. É uma frase do idioma suíale, língua da África Oriental, que significa HAKUNA (Não há) MATATA (problemas). Perfeito para definir o estilo de vida campista.

O Casa de Lona pertence ao amigo Marcelo de Jesus, que tivemos o prazer de conhecer no último encontro de outono (MEO15), que ocorreu em Teresópolis, no Camping Clube Quinta da Barra.
Já temos confirmada a presença da Casa de Lona no MEI15 no Camping Carrion, em Itu – SP

Se alguma informação está incorreta, se esquecemos de alguém, pedimos desculpas e aguardamos os puxões de orelha.
Carlos Roberto Paiva

 

COMPARTILHAR
Colunista: Carlos Paiva
Carlos Roberto Paiva tem 59 anos, é analista de sistemas quase se aposentando, natural do Rio de Janeiro. Montanhista entusiamado. Mora com a esposa Gleidys em Teresópolis, no Camping Clube Quinta da Barra, onde além de seu trailer fixo, estaciona sua Camper Duaron. Apaixonados por viagens, lugares e culturas novas, estão na estrada e nos campings há mais de 22 anos juntos. Editam os blogs Nas Estradas do Planeta e Cozinha Prática nas Estradas. nasestradasdoplaneta@gmail.com nasestradasdoplaneta.com.br, cozinhapraticanasestradas.com.br