Ola pessoal estamos de volta e novembro tem sido de muita chuva aqui na região sul o que para muitos pode parecer um empecilho para não ir acampar. E as vezes a pessoa tem somente aquele dia de folga se programa e quando percebe inicia a chover antes mesmo de carregar o carro. Não desista do seu acampamento por causa da chuva, saiba estar preparado para aproveitar o máximo e deixar seu acampamento cada vez mais divertido.

Por isso preparei essa matéria com o objetivo de motivar e mostrar a todos que podemos acampar mesmo com chuva, tudo depende da sua vontade e dos locais que você irá escolher para ir acampar.A realidade é que, quando você for acampar, podem haver dias chuvosos. Ao invés de se sentir azarado e deixar de aproveitar a natureza, aqui vão algumas dicas para aproveitar o máximo possível nestas complicações. E lembre-se, depois que tudo tiver passado, você terá uma grande história para contar no futuro!Seguem abaixo as dicas para realizar um acampamento com chuva:

1° Você irá precisar de 02 lonas para proteger sua barraca uma em cima da barraca fazendo um toldo e uma lona para colocar embaixo da barraca protegendo da umidade e da água da chuva;

2° Se estiver com o carro, estacione perto da barraca de modo a usá-lo para fornecer um abrigo. Se seu carro tiver porta traseira, existem barracas especiais que se acoplam ao carro (tenha certeza de que as luzes e faróis do carro estão desligados, para evitar descarregar a bateria). Isso fornece um espaço extra e um local aconchegante para usar enquanto chove.

3°Verifique se a ventilação está adequada. A umidade da sua respiração na barraca pode condensar e causar uma chuva particular dentro da barraca. Ter uma ventilação adequada é a melhor forma de se impedir a condensação. Lembre-se: quanto mais ventilação, menos condesação. Se sua barraca tiver aberturas em cima para a ventilação, melhor.

4°Mantenha toalhas e panos de secagem rápida (toalhas super absorventes) prontos para secar o interior da barraca. Se o temido fluxo de água adentrar sua barraca apesar de tudo, seque com estas toalhas, torça e pendure para secar. Quanto mais rápido você secar a água, menos ela vai invadir a barraca. Vale a pena sair do seu confortável saco de dormir para verificar porque a água está entrando – talvez a cobertura precise de ajustes ou de mais ventilação.

5° Leve os equipamentos certos.

Mantenha uma muda de roupa seca em uma sacola à prova d’água. Caso tudo dê errado e a água invada a barraca, você vai precisar de roupas secas.
Tenha sapatos fáceis de calçar ou chinelos do lado de fora da barraca.

Capas de chuva devem ficar dentro da barraca à noite. Pode estar fazendo um céu estrelado e uma noite agradável, mas se a tempestade chegar na calada da noite e sua capa de chuva estiver sob uma árvore ao relento, ou no bagageiro do carro, você vai se arrepender. Para aqueles que estão acampando no carro, leve guarda-chuvas extras.

Tenha aquecedores de mãos e luvas apropriadas. Mesmo no verão, luvas leves e à prova d’água podem impedir que suas mãos congelem quando estiver armando ou desarmando sua barraca na chuva.

6°Tenha coisas interessantes para fazer quando estiver no camping.
Muitos campings tem sala de jogos com mesa de sinuca , ping-pong e fla-flu isso sempre é divertido.
Leve livros, jogos, material de desenho, seu diário – qualquer coisa que caiba na sua mochila e que seja do seu interesse. Um jogo útil para levar é um baralho (várias brincadeiras são possíveis com um). Baralhos são pequenos. É bom também ter uma lista de alguns jogos de palavras, ou que possam ser jogados com materiais disponíveis no local, como pedras e gravetos (como o jogo da velha) em um caderninho (ou memorize os que você gosta), para que você tenha muito entretenimento.
Se tiver violão e instrumentos de percussão e outros leve com certeza a chuva não vai atrapalhar o som de vocês!!

7° Prepare-se contra os sinais da natureza. Não saia de pijamas. Você se arrependerá quando voltar para a barraca. Coloque um casaco, e se houver um temporal lá fora, use calças à prova d’água. Se estiver quente, é melhor sair só com a roupa de baixo; as pernas secam mais rápido que qualquer roupa que houver sobre elas. Coloque um chapéu – até um de chapéu de sol é melhor que nada, e é muito ruim ficar com a cabeça molhada ao deitar na cama. Deixe as meias na barraca. Assim como as pernas, os pés secam mais rápido descalços, e é melhor ter meias secas e quentes para calçar que meias molhadas.

8° Tenha cuidado ao cozinhar na entrada da barraca. Não é uma boa ideia, mas existem momentos em que não há outra alternativa. Se você estiver cozinhando dentro da barraca, mantenha o fogo longe das laterais. Se houver risco das chamas saltarem (por causa do vento ou por outro motivo), não cozinhe com fogo. Encontre uma árvore, abrigo para piquenique ou use uma churrasqueira para cozinhar embaixo. Ou então, coma barras de cereais, chocolate, castanhas ou carne seca para manter a energia.  Se o camping tiver churrasqueira ou quiosque para refeições não se preocupe com esse item.

9° Você pode ter visitas indesejadas quando chover – insetos, aranhas e animais de sangue frio podem ver sua barraca como um abrigo seguro. Enqanto não representarem uma ameaça, ignore-os. Se você tiver medo deles, chame outra pessoa para lidar com estes animais.
10° Se ainda estiver chovendo quando for a hora de ir embora, você vai ter que desmontar a barraca debaixo de chuva. Prepare-se para a lama, dedos frios, equipamento molhado e colegas irritados. Seu equipamento não vai ter a chance de secar e terá que ser guardado molhado. Canos e cravos estarão molhados e possivelmente sujos (os cravos podem ser lavados em poças). Se você tiver que armar a barraca na mesma noite e nas mesmas condições, prepare-se: a umidade vai prevalecer.

Finalizo desejando a todos um ótimo mês de novembro e até a próxima coluna que será em breve, abração pessoal e bons acampamentos a todos!!.

Rafael Cortes Xavier

 

COMPARTILHAR
Colunista: Rafael Cortes Xavier
Rafael Cortes Xavier é hoteleiro, músico, radialista e relações públicas. Pratica o campismo a mais de 25 anos. Nascido em Porto Alegre, pesquisa o campismo no Brasil , Europa e America Latina. Trabalha atualmente na recepção de Hotel ,diretor de Rádio e músico tocando em bares do sul do Brasil. Tem muita experiência em campings, pousadas e hotéis do Rio Grande do Sul, Uruguai e Santa Catarina. rafaelmacamp@gmail.com