Completou este ano, no último mês,  15 anos da morte de Ricardo Menescal: Fundador do Camping Clube do Brasil em julho de 1966, o arquiteto foi pioneiro no ramo e presidiu a associação até 1981 quando recebeu a outorga de “presidente de honra”. Menescal que se destacou também no montanhismo brasileiro morreu no dia 14 de outubro de 2002, vítima de enfarte aos 72 anos de idade na Ilha de Fernando de Noronha.

Ricardo Batalha Menescal Nasceu em Vitória-ES mas já mudou para Macau-RN ainda pequeno só chegando ao Rio de Janeiro-RJ no ano de 1941 com seus pais e mais quatro irmãos. No meio campista é conhecido como o pioneiro do campismo do Brasil sendo fundador do Camping Clube do Brasil que existe até hoje, mas antes disso Menescal era entusiasta do montanhismo e fundou Clube Excursionista Carioca no ano de 1946.

 

[CONFIRA O ARTIGO COMPLETO]

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”