As antenas rígidas de 360 graus tem como maior atrativo o fato de poder ser utilizada em movimento devido sua configuração direfente dos dipólos convencionais, não requerendo reposicionamento. Também no quesito “em movimento” seu formaro rígido permite o trânsito sem problemas de resistência ao vento.

Este tipo de antena sempre foi considerado no meio campista como alternativa. Primeiro porque sua qualidade de recepção é inferior às antenas convencionais e também por não poder ser recolhida, nos casos em que sua pequena altura atingisse portões ou pórticos.

De qualquer maneira é um modelo interessante pelo custo menor e pelas vantagens apresentadas no início deste artigo, sendo que também se trata de uma ótima opção para uma “segunda antena” instalada no RV, onde poderia ser comutada para o uso da melhor antena em cada local acampado.

É importante salientar que este tipo de antena é específico para sinais abertos de TV, incluindo UHF, VHF. Este tipo de antena não abre canais “sky” ou de mini-parabólica.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”