Acampada: Camping Municipal de Guaratuba-PR
Publicidade:

Como dizem os campistas: “Acampar é Preciso!” Este é o nome do blog que postou uma acampada no município de Guaratuba, litoral do Paraná. Lá existe há muitos anos o camping municipal e este relato traz informações muito interessantes à prática.

Marcos Pivari

Acampada em Guaratuba-PR

Olá! Então veio mais uma acampada, conforme anunciava no post anterior. O destino seria o camping municipal de Guaratuba. Saímos, eu e meu filhote na sexta (16/11) de manhazinha…6:30h, minha esposa nos encontraria lá no dia seguinte, sábado, após o trabalho. E também no sábado pela manhã chegariam meus irmãos e cunhada. Na sexta, estava um dia nublado e no litoral a previsão era de chuva, sendo que no sábado e domingo sol. Beleza, desta vez não me importava da chuva… estava disposto a passar por ela.

Na estrada, a caminho… nublado.

Chegando em Guaratuba-PR, a chuva caía e fomos em direção ao camping municipal. Ao chegar, que grande decepção, tudo largado e abandonado, grama alta, portaria deserta, apenas umas 2 barracas sozinhas armadas embaixo de uma área com mesas para refeições junto aos banheiros. Aquilo estava totalmente abandonado, deprimente e sem segurança nenhuma. Fiquei sabendo depois, que está funcionando apenas na temporada.

Mas como não conseguia contato nenhum com o camping municipal antes de viajar, já havia preparado um plano B, que foi o camping da Associação da Vila Militar, que é aberto ao público. O preço na ocasião foi de R$16,00 por pessoa por pernoite. Crianças até 10 anos não pagam. Lá sim, um local organizado, estruturado, bem cuidado e limpo, onde você fica bem à vontade. Os responsáveis são D. Odete e Sr. Suel, muito gentis e atenciosos.
Ao entrarmos, a chuva tinha dado uma trégua, mas até escolher o local para armar acampamento, veio ela de novo, a chuva, e esperamos ate que passasse para armar a barraca.

Depois de armada, mais chuva, e forte… e nós já estávamos com fome e ficamos na cobertura do lavatório (nossa cozinha) preparando nosso almoço.

Fim da tarde… interior de nossa casa temporária. O ventilador (imprescindível) acabou sendo ligado somente por uma meia horinha, pois estava fresquinho à noite, mesmo com a barraca toda fechada. A temperatura no interior da barraca ficou entre 22°C (à noite) e 20°C (pela manhã). Foi assim nas duas noites. Agradáveis para se dormir.

Na foto abaixo, pode-se ver a lona q estendi sobre a barraca, com medo de uma chuvada á noite… choveu um pouco realmente, mas não muito. No sábado e domingo, inclusive na noite, não houve mais chuva, apenas vento.
Pode-se ver que o acampamento aumentou, com a chegada de mais 2 barracas d meus irmãos.

E o almoço do sábado, após os manos armarem as 2 barracas. Repeti o risoto, um pouco mais encorpado de ingredientes e com carne seca e linguiça defumada.

É isso aí… uma bela acampada, onde aconteceu ainda 2 churrascos, sem fotos para postar, que ficaram na câmera de meus irmãos… . Além da curtição na praia que o diga meu filhote, que adora brincar na areia e curtir o mar.

Até o próximo post e próxima acampada.

Saudações campistas.

fonte: http://acamparepreciso.blogspot.com.br/2012/11/acampada-em-guaratuba-pr.html

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."