Por mais que se deseje ficar longe das tecnologias e da correria do dia a dia quando acampamos, é cada vez mais impossível ficar totalmente desligado. O acesso à comunicação nos torna reféns da conexão e de certa forma obrigados a estarmos à disposição de clientes, parceiros e da própria família. Portanto independente do campista querer distância do celular ou então de ele não “viver sem” mesmo na acampada, algumas alternativas são possíveis para este acesso à web.

INTERNET FIXA WIFI DO CAMPING: A cada dia mais campings oferecem o serviço de internet WI-FI para seus usuários. Porém os principais problemas desta modalidade são devido ao número excessivo de usuários dividindo a banda daquela internet ou mesmo o fato do camping ser retirado e possuir planos de internet móvel que sozinhos já não ganham muito de sua internet do celular particular. O fato do whatsapp usar pouquíssimos dados para texto, facilita muito neste quesito “comunicação em caráter de emergência”.

INTERNET MÓVEL CELULAR: Sem dúvida o mais acessível a qualquer pessoa que contará com seu plano corriqueiro de dados para usar em viagens. Os maiores problemas ficam pelo custo alto deste tipo de modalidade que corre junto com franquias limitadas e ainda o fato dos campings serem, em sua maioria, distantes dos centros das cidades e contando com um sinal precário ou mesmo com torres mal preparadas para boa velocidade. Como o celular hoje em dia desempenha diversas funções, o acesso da internet pode ser prejudicada.

INTERNET MÓVEL BOX: A internet “fixa” que chega mais longe nada mais é do que o mesmo sistema de internet de celular que possui um modem aliado a um roteador . A potência deste aparelho poderá ser melhor ou pior do que o seu celular dependendo do modelo, sendo na maioria das vezes superior. Sem dizer que se trata de um aparelho dedicado unicamente a esta tarefa o que poderá melhorar seu desempenho. Muitas pessoas utilizam este tipo de internet para ter acesso nos campings ou mesmo para trabalhar durante a sua estada. Muitas vezes já é instalado nos motor homes. O lado ruim é que o sinal estará muito próximo do nível do que o telefone alcança.

LINK AMPLIFICADO DUAL: Trata-se de um equipamento que funciona da mesma forma que o box, só que com um poder de alcance muito maior. Foi projetado para ter amplificados os seus transmissores e receptores e principalmente para trabalhar “como” ou “com” uma antena direcional bem posicionada. O melhor de tudo é que tanto trabalha com chip`s de todas as operadoras e isto inclui o do seu próprio celular. Fizemos um review de um link desses onde pudemos constatar uma melhora significativa de acesso a internet no camping. Antes de escolher o chip, o aparelho faz uma varredura para indicar a melhor operadora disponível e após a escolha, auxilia no melhor apontamento da antena externa ou do próprio link que também funciona como antena. Confira aqui o review.

INTERNET VIA SATÉLITE: Trata-se da modalidade mais cara aqui no Brasil, apesar de poder ser potencialmente a mais efetiva em termos de velocidade. Além do preço salgado tanto de instalação quanto de manutenção e das franquias limitadas, a aparelhagem ainda é muito grande, principalmente a antena parabólica. Uma diferença curiosa é que ao invés de um único modem, o sistema utiliza dois.

 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."