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Acervo Karmann Ghia (Manual não Oficial) >> Por Eneias Polini

O trailer é provido de bequilha telescópica, acionada através de manivela e parafuso
em autorretenção.
Para acoplar o trailer ao veículo rebocador, proceda da seguinte forma:
•  Aproxime o veículo rebocador a uma mínima distância possível da bequilha do trailer.
•  Calce as rodas do trailer em sua parte traseira.

•  Solte o freio de manobras com cuidado.

•  Bloqueie firmemente o tubo da bequilha.

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•  Aciona a manivela da bequilha no sentido anti-horário, levantando o engate do trailer ligeiramente acima do engate esférico do veículo rebocador.

•  Posicione o engate do trailer sobre o engate esférico do veículo rebocador e gire a manivela no sentido horário, baixando o conjunto.

•  Certifique-se  que  o  mesmo  esteja  firmemente  acoplado  e  com  a  trava  de segurança acionada.

•  Acople a tomada que liga o sistema elétrico de sinalização do trailer ao veículo rebocador.

•  Recolha a roda da bequilha, girando a manivela no sentido horário até que entre no alojamento da trava.

•  Depois, tire-a do suporte e a recoloque com o anel de encosto na parte de cima do suporte, desse modo não haverá possibilidade de  cair durante a viagem, causando transtornos e prejuízos.

•  Certifique-se quanto ao perfeito funcionamento das lâmpadas de sinalização: luz de  ré  (se  houver),  lâmpada  delimitadora,  lâmpada  de  freio  e  indicadoras  de direção (pisca).

1)  Alavanca do freio de manobras.
2)  Manivela da bequilha.
3)  Acoplamento.
4)  Alavanca de fixação.
5)  Roda da bequilha.
6)  Reservatório do fluido de freio.
7)  Tubo da bequilha.

Todos os trailers Karmann Ghia possuem na frente uma placa contendo dados de interesse dos proprietários, e dentre esses um deles diz “Peso máximo do engate – xx kg”,  isso indica que o trailer uma vez carregado para viajar deve manter no engate um peso máximo permissível de xx kg.

•  Consegue-se isso fazendo um balanço da carga que colocamos no trailer. Por exemplo, se carregamos o mesmo peso atrás e a frente do eixo teremos um equipamento em equilíbrio. No caso específico do KC-450 o peso permissível na frente  é  de  75  kg  (esse  peso  muda  para  cada  modelo),  precisamos  então transferir  um  pouco  da  carga  para  frente  para  aumentarmos  o  seu  peso  no engate, que no máximo poderá ser de “75 kg”.

•  Qual o motivo dessa operação: Para que a “munheca” fique constantemente pressionada ao engate, evitando socos ou trancos quando o trailer é rebocado.

Engates
Algumas considerações chave sobre engates:

•  Os  trailers  são  costumeiramente  equipados  com  engates  de  acoplamento esférico de 50 mm de diâmetro. •  O engate convencional com bola de 50mm é apropriado para o reboque com peso bruto inferior a 3.500kg.

•  Os  trailers  com  um  peso  bruto  superior  a  3.500kg  preferencialmente  devem  dispor  de  engate  de  reboque  e  circuito  de  frenagens  apropriados  –  uma modificação especial (quinta roda). o  Obviamente que há de se fazer algumas ressalvas: existem trailers com peso maior que esse e que não são necessariamente quinta roda, como por exemplo o modelo Albatroz (Motor Trailer), que com seus 12 metros de comprimento utilizam o sistema de engate padrão, mas é auxiliado na movimentação por seus três eixos.

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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