A fabricante alemã Dethleffs inova com um motor home mais do que preparado para a energia solar. O protótipo-conceito é totalmente movido a energia elétrica e busca a independência total das recargas frequentes e em curtos espaços de deslocamento como já acontece com alguns veículos elétricos na Europa.

Não é só o conceito do veículo em si e nem dos corriqueiros equipamentos que já compõem um motor home hoje em dia. Até mesmo os equipamentos a gás devem ser substituídos no objetivo da Dethleffs. Com essa busca, além de outros itens de segurança para o usuário no futuro é que a empresa acredita que em poucos anos o progresso atinja tais metas.

O motor home tem toda a sua carroceria “embrulhada” em painéis solares, aliados a potentes e modernos controladores de carga e inversores. São 31m² de células fotovoltaicas qua atingem uma potência máxima de  3.000W. Para os elementos de aquecimento que costumam consumir energia fora do comum, são propostos sistemas de acumuladores de calor que absorvem energias maiores que 26°C para serem usadas mais tarde. Fala-se até mesmo em energias em calor infra-vermelho.

O veículo é baseado no chassi da Iveco Daily Eletric com motor de 80kvA com baterias de cloreto de níquel de sódio. As baterias têm vida útil para movimentar o caminhão por 250 Mil km e o sistema utiliza super capacitores para recargas e descargas mais rápidas.

Mimos internos também são propostos, como um sistema de escurecimento das janelas através de uma persiana elétrica. A automação está presente em controles conectados a centrais de comando que transformam o veículo em um “motor home inteligente”

Tudo o que pode parecer um sonho ou muito distante da realidade, pode estar muito mais próximo do que pensamos. Haja visto o quanto a tecnologia andou nas últimas décadas. A Dethleffs é pioneira no caravanismo alemão e pertence ao famoso grupo Hymer de fabricantes.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."