Antenas de TV para Camping
 
Seja na barraca ou no veículo de recreação, as opiniões e perfis se dividem quando o assunto é “Televisão”. Apesar de existirem campistas que aproveitam para se “desligar” do mundo, outra grande parte não abre mão das tecnologias e principalmente de uma televisão e smartphone. Outros nem tão radicais, gostam de garantir a opção da televisão para dias de chuva ou noites insones. Mas para os locais de acampamento o sinal não é constante e muitas vezes até inexistente. Aí é que entram os diversos tipos de antenas para campismo.

Podemos dividir em dois tipos principais de recepção de canais de TV corriqueiros no camping: Sinais Aberto e fechado.

O sinal aberto é gratuito e carrega em sua programação conteúdos regionais tanto nos telejornais quanto na publicidade que vão desde ofertas de produtos até mesmo anúncios de eventos que possam interessar ao turista em visita à região. Ele não necessita de grandes tecnologias em termos de antenas e receptores, onde os aparelhos de TV já estão completamente preparados. Podem ser inclusive recebidos por antena interna, mas dificilmente em locais mais longínquos de campings.

O sinal fechado (ou pago) tem, no campismo, a recepção via mini antena parabólica, onde o campista contará com seu pacote contratado de canais fechados, além das emissoras abertas com o conteúdo que estiver incluso em seu plano. Hoje em dia há também algumas opções de canais abertos e gratuitos nas antenas parabólicas que ainda sofrem com a não adesão de emissoras líderes no mercado.

Para os canais “abertos”, existem diversas opções de antenas para diversos perfis de instalações e equipamentos. Existem as antenas ditas mais “portáteis”, algumas com formatos muito interessantes e inovadores. Para os veículos de recreação, já existem antenas que podem partir desde as mais simples até as que possuem reforços de amplificador de sinal 12V e com sistemas de recolhimento junto ao teto do veículo com comando interno. Mesmo chovendo é possível abrir a antena e apontá-la para o sentido correto sem se molhar.

Para os ditos “fechados” existem antenas mini parabólicas totalmente adaptadas para o uso em veículos de recreação. Elas possuem um sistema de articulações que permitem o recolhimento de seus elementos captadores, sendo protegidos pela própria parábola metálica. Instalada no teto do RV, possui comando interno de abertura, angulação e  direcionamento da antena para apontá-la para o satélite desejado.

No campo das mini parabólicas, existem também as versões mistas, onde um segundo elemento também retrátil em forma de “prato” faz a função de recepção aberta local. Neste caso, o elemento de sinal aberto é do tipo “orbital”, muito utilizado em embarcações, que dispensa a necessidade de apontamento. Porém este tipo de antena não possui a mesma capacidade de recepção que as específicas para isto, mas já quebra um galho.

Winegard – Sinal Fechado: | foto: Divulgação
Winegard – Sinais Fechado e Aberto | foto: Divulgação

De qualquer maneira, tanto em barracas quanto em RV`s pode-se ainda utilizar antenas mini parabólicas residenciais para acessar seu plano. Não podemos deixar de citar o possível uso das antenas parabólicas tradicionais, que possuem tamanhos exagerados, mas ainda muito utilizadas pelos caravanistas no Brasil.

 

Este artigo faz parte da gama de produtos importados e distribuídos pela PULSAR RV. A PULSAR Distribui para a maioria das fábricas e montadoras de veículos de recreação do Brasil. Ao encomendar ou reparar seu RV em qualquer empresa, não deixe de pedir o nível fixo. 

A Pulsar RV entende que o trabalho de fomento ao campismo do MaCamp se faz extremamente necessário para o crescimento da atividade no nosso país. Por isso patrocina este site.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."