Publicações dos anos 1960 registram que a BRASINCA – a saudosa transformadora de caminhonetes dos anos 1980 – foi a mais antiga empresa a projetar e construir trailers no Brasil. Apesar de não ter se popularizado, ainda resta pelo menos um exemplar nas mãos de campistas e este fato faz cair por terra o pioneirismo da antiga Turiscar neste segmento.

Até poucos dias atrás, era unânime até mesmo em nossos registros aqui no MaCamp que a Turiscar fora a primeira fábrica de trailers no Brasil. Tal “pioneirismo” jamais será apagado, dado o fato do número de trailers e a popularização que a marca conquistou no mercado. Fato consumado é que o modelo TRAI-LAR da empresa BRASINCA (sim, aquela das caminhonetes) já estreava no palco nacional com projeto próprio de trailer turístico no ano de 1960. Já o protótipo da Turiscar foi lançado apenas no ano de 1964. A raridade é tanta que só agora em pleno 2017 vem a tona um primeiro exemplar. Graças ao Forista MaCamp Fernando Villanova fotos e registros históricos põem o modelo na vanguarda do trailismo.

A revista 4Rodas na sua edição de novembro de 1960 não deixa dúvidas. Eram quatro anos antes dos registros do primeiro Turiscar idealizado e construído por Pedro Scheid. Confira mais sobre este modelo e marca em nossa seção de fabricantes nacionais de trailers.

Não importa quem foi o primeiro. Importa que o MaCamp resgata a história do campismo e do caravanismo brasileiro com paixão e dedicação.

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Fernando Henrique Villanova

    Espetacular-terei-muito-empenho-em-restaura-lo-a-altura!-Obrigado-pelo-reconhecimento-de-mais-antigo-do-Brasil.

    • Leandrota

      Parabéns pela raridade. Não deixe de mostrar ele após ficar pronto, bem curioso para ver ele !!! Grande abraço e ótimo trabalho ai !!!! 😉

  • Leandrota

    parabéns , muito bom esse relato. História é pra se contar ! Muito legal !