Bomba D'Água
 

A bomba d’agua é um dos equipamentos mais importantes de um RV. Muitos são os erros cometidos em suas aplicações e o maior deles é a relação da escolha de sua “potência” X o sistema de distribuição depois dela.

Muitos campistas desejam bombas com grande vazão e pressão, mas não ligam muito para o sistema de distribuição daquela água. É muito comum vermos mangueiras finas e conexões com flexíveis de dimensões ínfimas servindo de duto para a água pressurizada da bomba. Acaba que uma bomba ultra potente acaba fazendo força extra para vencer uma perda de carga altíssima no encanamento até chegar na torneira e o resultado disso é o gasto de energia elétrica em demasia para uma vazão muito pequena nas torneiras e duchas. Para piorar, a vida útil desta bomba acaba sendo muito menos devido ao trabalho pesado.

Ao contrário do que se pensa, não é necessário bombas de 3,5gpm para servir um pequeno RV. Uma bomba de apenas 1.1gmp já pode proporcionar um resultado muito melhor que a anterior, desde que o encanamento seja bem dimensionado e com poucas conexões. Resumidamente, quanto maior for a dimensão do tubo, maior será a vazão. Cada tipo de conexão utilizada (emendas, “T”s, luvas, cotovelos, roscas de flexíveis e etc.) possui um coeficiente de “perda de carga” que somados podem resultar em uma fraca vazão e pressão na torneira, portanto o dimensionamento de todo o conjunto poderá proporcionar o só de uma ótima vazão com o uso de uma bomba de pouca potência que trabalhará no seu ritmo ideal.

Outra questão importante na aplicação da potência da bomba é que quanto maior a vazão aplicada, menor o tempo de rendimento da caixa de água e também maior o consumo das baterias do veículo.

A bomba d’água nunca deve trabalhar a seco. É aconselhável o uso de um pré-filtro anti entupimento e também um o uso de um acumulador de pressão. A bomba geralmente possui um sistema automático para que seja desligada sozinha quando se fecha a torneira. Acontece que quando se abre apenas um pouco a torneira, a bomba liga e desliga sem parar podendo ser avariada. O acumulador impede que este efeito seja maximizado. Quando estiver ausente, desligue a alimentação elétrica da bomba para evitar acidentes. Usar o equipamento frequentemente é a melhor maneira de mantê-la sempre viva.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."