Bomba Maceradora Para Holding Tank: A Solução dos Detritos do RV.
 
Embora exista há muitos anos, há pouco está sendo aplicada nos veículos de recreação do Brasil. A BOMBA MACERADORA tem a função principal de triturar os detritos provenientes do sanitário e bombeá-lo através de uma mangueira mais fina para outro local ou recipiente. São diversas as maneiras para a aplicação dela. Em embarcações a bomba maceradora já está instalada no pé do vaso sanitário onde todo o resíduo já vai em forma líquida para o tanque. Já nos RV`s, os detritos integrais saem do sanitário e vão direto para o tanque de dejetos e dele a Bomba tritura e impulsiona os detritos para uma saída que pode ser até mais alta e mais fina.
Muitos campings não possuem saídas de esgoto, se limitando à saídas mais finas da chamada “água servida”. A água servida é formada pelas águas esgotadas dos ralos de pias de cozinha e banheiro e do box do chuveiro. Muitos destes campings possui este sistema ligado à esgotos sanitários, onde os detritos poderiam muito bem ser lançados nestas saídas, caso existisse um encanamento de 4 polegadas. Com a bomba maceradora, pode-se triturar e bombear o conteúdo do seu Holding tank para uma dessas saídas facilmente. Basta certificar-se de que esta está direcionada para um sistema de esgoto público ou fossa/sumidouro.

Uma grande vantagem sobre a saída tradicional de 3 ou 4 polegadas dos tanques de detritos é que você pode esgotá-lo em um nível mais alto do que a base do tanque.

A bomba também permite que, através de uma mangueira, se esgote seu tanque de detritos até um vaso sanitário do camping. Assim dispensa o uso de leões e várias viagens para este trabalho.

Vale lembrar que uma bomba maceradora não substitui a saída convencional (pneumática ou manual) do tanque de detritos, mas sim complementa. Também é importante salientar que a bomba deve ser instalada abaixo do tanque para o total esgotamento do mesmo, já que no caso da instalação na lateral, devido limitação de espaço, a bomba servirá apenas para esvaziar parte do conteúdo do tanque e não o seu esgotamento total.

Uma dica muito importante é de se instalar um registro entre o tanque de detritos e a entrada da bomba, já que esta poderá deixar passar cheiro ou até possuir um efeito sifonador, já que sua passagem interna fica de certa forma liberada e estamos falando de esgoto sanitário.

Marcos Pivari

Este artigo faz parte da gama de produtos importados e distribuídos pela PULSAR RV. A PULSAR Distribui para a maioria das fábricas e montadoras de veículos de recreação do Brasil. Ao encomendar ou reparar seu RV em qualquer empresa, não deixe de pedir o nível fixo. 

A Pulsar RV entende que o trabalho de fomento ao campismo do MaCamp se faz extremamente necessário para o crescimento da atividade no nosso país. Por isso patrocina este site.

CARACTERÍSTICAS BOMBA MACERADORA 3200-200

12 VDC
Consumo máx. 14.0 AMPS
Pressão de trabalho 45 PSI
Vazão 37 LPM / 10.0 GPM
Dimensões 275 x 125 x 96mm
Motor protegido termicamente
Motor protegido contra ignição
Rotor de alta resistência
Porta de entrada: 1.1/2″ mangueira
Porta de saída: 1.1/2″ NPT / 1″ mangueira


 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."