A caixa de isopor é o item mais barato que se pode utilizar nesta empreitada. Além do baixo preço ela é extremamente leve e encontrada em diversos tamanhos. A escolha depende do espaço que você possui no porta-malas e da quantidade de alimentos que deseja acondicionar.

O gelo é a fonte principal de refrigeração. Ele deve ser distribuído de forma a servir cada tipo de alimento onde o isopor, grande isolante térmico, retardará o tempo de descongelamento que busca a temperatura ambiente. A forma correta de se acondicionar o gelo é deixando-o em contato com produtos que possam ser grudados nele e deixando mais distantes, coisas que se estragam com a temperatura tão baixa. É o que acontece com frutas e verduras, por exemplo. Estas devem ficar na parte de cima a penas para receber o contato do ar frio que fica no interior da caixa.

O melhor tipo de gelo para este uso é o “em barra”. Ele demora mais para derreter e certamente será a opção mais barata. Produza este em casa para os primeiros dias do acampamento. Quanto maior a barra mais dura, porém ocupa mais espaço. Você pode produzir no freezer em potes de sorvete ou garrafas PET. Já no camping, procure saber onde se vende gelo e se há opção em barra. Caso fabrique em garrafas PET, utilize água filtrada ou mesmo a mineral, pois além de utilizar o gelo no isopor ainda poderá beber a água depois de derretida.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."