Karmann Ghia – SAFARI >> Calibragem dos pneus

É preciso tomar muito cuidado com as informações recomendadas pela Karmann Guia no manual ou nos folhetos distribuídos pela Safari.  Isso porque a fábrica simplesmente copiou as recomendações da VolksWagen para a Kombi do tipo furgão.
Os folhetos pregados pela Safari recomendam: 28lb nos pneus dianteiros e 31lb nos traseiros para meia carga e com 28lb nos pneus dianteiros e 36lb nos traseiros para carga máxima. O caso é que o peso bruto total do chassi da Kombi furgão é de 2.155kg. O peso da Safari com carga média, tanques cheios e sem passageiros é aproximadamente o mesmo. Logo, adicionando o peso dos passageiros, ultrapassa-se o PBT da Kombi e configura a não existência de “meia carga” na Safari. Outro detalhe a ser pensado é de que a calibragem recomendada é para pneus diagonais (com câmara) que eram os existentes na época da fabricação do motor home. A maioria das Safaris hoje em dia utilizam pneus radiais e sem câmara e estes utilizam calibragem de pressão superior. Segundo o Manual da Kombi 2002, que usa pneus radiais e teve seu PBT aumentado em 100kg, passando para 2255kg,  são recomendadas 35lb nos pneus dianteiros e 48lb nos traseiros com carga máxima. Prefira sempre pneus de 8 lonas, pelo peso que o veículo possui. Alguns motoristas reduzem a pressão dos pneus para proporcionar maior conforto. Este conforto pode não compensar perante os riscos. Os pneus na calibragem correta aumentam a dirigibilidade do conjunto, a sua durabilidade e a economia de combustível, além de diminuem os riscos de furos e estouros.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”