Cambão X TowBar
 

A dúvida sempre ressurge no mundo do caravanismo quando o assunto é cambão. Tem diferença entre towbar e cambão?

R.: A Resposta é “SIM” e “NÃO”.

Na prática, “towbar” é simplesmente “cambão” em inglês. O que quer dizer “barra de reboque”. Seja lá de qual natureza, técnica ou resultado, é tudo a mesma terminologia.

No mundo dos off reoaders, convencionou-se chamar de “cambão” aquela barra rígida utilizada para rebocar veículos no mesmo sistema da famosa “corda”. Pela legislação não é permitido o uso da corda, pois o veículo rebocado estaria desligado e sem a força hidráulica dos freios, o que poderia ocasionar colisão. Também o tranco na corda ao veículo rebocador partir poderia trazer consequências. Então a barra rígida faz com que ambos os veículos permaneçam firmes e distantes igualmente com uma movimentação uniforme. Já os mesmos off reoaders, para distinguir desta barra, convencionaram o nome de “tow bar” para as peças triangulares que são fruto deste artigo e que usualmente vemos no caravanismo para puxar veículos atrás do motor home. Nos Jipes e buggys utilizam para transportr os mesmos para as trilhas ou rebocá-los até as oficinas.

Já no mundo do CAMPISMO E CARAVANISMO convencionou-se chamar de “CAMBÃO” o que seria chamado “tow bar” no parágrafo anterior. Simples assim, o cambão fixo na frente do carro de passeio por dois pontos distantes transforma-o em um reboque de eixos separados onde o frontal é livre e permite então que um motor home possa rebocar um carro de passeio para servir o turista nos deslocamentos e passeios.

 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."