Camper a Venda
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Todos sabem que não e facil encontrar um modelo de Camper a venda. Ainda mais se for da marca Larturist, a mais conhecida do mercado brasileiro e que não mais é fabricada.

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http://barravelha.olx.com.br/camper-larturist-iid-442681915

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R$ 13.000


Detalhes do anúncio

Camper
Ano:1994
Condição:Usado
Pode ser usada nas pick-up Ford F1000 e Chevrolet Silverado. Possui 4 macacos hidráulicos que a tiram de cima da caminhonete, engate para iluminação externa. Internamente possui, cozinha com pia, fogão, armários para mantimentos, banheiro, sala que vira quarto, cama de casal em cima da cabine, geladeira 220  volts, caixa d’água de 80 litros com bomba d’água que envia para pia e também para o chuveiro com pouco uso, iluminação 12 volts por bateria de 80 amperes.

 

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SOBRE O CAMPER

Equipamento em geral (Não sobre o anúncio)

 

A Camper é um outro grande recurso veicular para se acampar. Trata-se de um módulo, com todos os recursos internos de um trailer, acoplado à caçamba de uma pick up sendo destacável para o uso livre do veículo. A grande vantagem é o uso livre da caminhonete, o preço relativamente baixo do conjunto e a possibilidade de se ter um veículo de recreio com tração 4X4 para viagens em locais de difícil acesso.
     
Dentre as várias marcas de Campers do mercado, a mais famosa brasileira é a Larturist. As Campers se diferenciam nos tamanhos, devido aos veículos que comportarão. Poderão ser acopladas à caminhonetes de cabine simples ou dupla de várias marcas ou em pick up`s menores, como é o caso da antiga Ford-Pampa. A carteira de habilitação exigida para as Campers, são as mesmas exigidas para a caminhonete que a transportará. No caso das mais tradicionais, será mesmo a carteira do tipo “B”.

O interior de uma Camper possui cama de casal, que fica acima da cabine da caminhonete, mesa para refeições que vira cama que pode ser de solteiro ou de casal dependendo do modelo, cozinha com pia, frigo-bar e fogão de 2 bocas e banheiro com pia, chuveiro e sanitário porta-potti.
 
O funcionamento dos equipamentos da Camper é muito parecido com os dos trailers de pequeno porte. O módulo possui caixa de água potável e em alguns casos, de água servida. Possui bateria independente e transformador para a ligação na rede elétrica local. O tamanho varia de modelo para modelo e pode ser de 5 a 7 metros. Manobras são fáceis de serem executadas, pois o equipamento está todo apoiado em cima da caminhonete. Na estrada, perde-se bastante a estabilidade, mas tratando-se de um veículo de recreio, isso não é empecilho.

Grosso modo não há necessidade fazer mudanças na camionete, mas para alguns será necessário reforçar a suspensão traseira para o carro ficar nivelado. O peso da Camper é em média 750kg. O reforço da suspensão dará maior conforto interno nas paradas e à dirigibilidade do conjunto.   Haverá a necessidade de furar as laterais da caçamba da caminhonete para a fixação das amarras da Camper e também da instalação de uma tomada na traseira do carro para sincronizar as luzes traseiras que estarão na Camper com as luzes da caminhonete. Em específicos casos, a furação poderá ser feita de forma criativa a não “machucar” a lataria. Para a retirada do conjunto da caminhonete em duas pessoas, leva-se em média 30 minutos utilizando os quatro macacos hidráulicos presentes em totad as Campers.

Passe num revendedor de trailers e motor homes e conheça este ótimo recurso de acampamento.

A Camper pode não ser tão conhecida no Brasil, por falta de incentivo do governo e órgãos do turismo brasileiro, contudo é um veículo muito encontrado em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá e em muitos da Europa, onde o caravanismo (nome dado à atividade de camping por veículos de recreio) é muito difundido e presente.

As principais caminhonetes que podem receber uma camper são: F350, F250, F1000, D20, Silverado e D10.

A calibragem dos pneus será o especificado pela fábrica da caminhonete com sua carga máxima.
Marcos Pivari
 
A Camper é um outro grande recurso veicular para acampar. Trata-se de um módulo, com todos os recursos internos de um trailer, um tanto compacto e acoplado à caçamba de uma caminhonete e sendo destacável para o uso livre do veículo. As grandes vantagens são: o uso livre da pick-up, o preço relativamente baixo do conjunto e a possibilidade de se ter um veículo de recreio com tração 4X4 para viagens em locais de difícil acesso.

 Dentre as várias marcas de Campers do mercado brasileiro, a mais famosa é a Larturist. As Campers se diferenciam nos tamanhos, devido aos veículos que comportarão. Poderão ser acopladas a caminhonetes de cabine simples ou dupla de várias marcas ou em pick-ups menores, como é o caso da antiga Ford-Pampa. A carteira de habilitação exigida para as Campers, são as mesmas exigidas para a caminhonete que a transportará. No caso das mais tradicionais, será mesmo a carteira do tipo “B”.

 O interior de uma Camper possui cama de casal, que fica acima da cabine da caminhonete, mesa para refeições que vira cama que pode ser de solteiro ou de casal dependendo do modelo, cozinha com pia, refrigerador e fogão de 2 bocas e banheiro com pia, chuveiro e sanitário portátil.

O funcionamento dos equipamentos da Camper é muito parecido com os dos trailers de pequeno porte. O módulo possui caixa de água potável e em alguns casos, de água servida. Possui bateria independente e transformador para a ligação na rede elétrica local. O tamanho varia de modelo para modelo e pode ser de 5 a 7 metros. Manobras são fáceis de serem executadas, pois o equipamento está todo apoiado em cima da caminhonete. Na estrada, perde-se um pouco da estabilidade, mas tratando-se de um veículo de recreio, isso não é empecilho.

Inicialmente não há necessidade fazer mudanças na camionete, mas para alguns casos será necessário reforçar a suspensão traseira para o carro ficar nivelado. O peso da Camper é em média 750 kg. O reforço da suspensão dará maior conforto interno nas paradas e à dirigibilidade do conjunto.   Haverá a necessidade de furar as laterais da caçamba da caminhonete para a fixação das amarras da Camper e também da instalação de uma tomada na traseira do carro para sincronizar as luzes traseiras que estarão na Camper com as luzes da caminhonete. Em específicos casos, a furação poderá ser feita de forma criativa a não “machucar” a lataria. Também poderá ser necessária a troca ou o prolongamento dos retrovisores se neste caso forem obstruídos pela largura do equipamento. Para a retirada do conjunto da caminhonete em duas pessoas, levam-se em média 30 minutos utilizando os quatro macacos hidráulicos presentes em todas as Campers. E alguns modelos, os macacos são elétricos facilitando ainda mais o serviço. A calibragem dos pneus será o especificado pela fábrica da caminhonete com sua carga máxim.

A Camper pode não ser tão conhecida no Brasil, por falta de incentivo do governo e órgãos do turismo brasileiro, contudo é um veículo muito encontrado em países como Estados Unidos, Austrália, Canadá e em muitos da Europa, onde o caravanismo é muito difundido e presente. Exatamente por isso é que há hoje um conflito entre a atual interpretação da lei de trânsito com a realidade do equipamento. A Camper não possui placa nem registro no DETRAN. Apenas leva a placa do veículo que a suporta, já que o equipamento encobre a mesma. Ao contrário do que acontece nos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá e muitos outros europeus, o Brasil continua a impedir o desenvolvimento desta área do turismo. Em um país que explora o turista, e não o turismo, cria-se leis que dificultam especificamente o campismo que é um grande potencial. As autoridades policiais se baseiam nos atuais códigos da legislação para impedir ou obstruir o tráfego de campers. Tal circunstância é baseada no artigo 98 do código nacional de trânsito (CTB) que diz nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica. O DENATRAN entende que no caso da Camper, as características do veículo, no caso a caminhonete, são alteradas e que o mesmo fica desprovido de pára-choques e também do CSV (Certificado de Segurança Veicular). O DENATRAN alega que a Camper não é fixa à cabine e que passageiros poderiam trafegar no seu interior. O órgão exige que o proprietário da Camper, obtenha em cada destino, uma licença do DETRAN local. Já esses alegam que a composição é ilegal.

Com essa nova medida tomada pelo governo brasileiro, fecha-se a viabilidade de fabricação desse tipo de equipamento. Isso também dificulta o trânsito dos proprietários de Campers e de turistas internacionais que frequentemente vêm ao país dotado deste tipo de veículo. Novamente fecha-se mais uma porta para o turista estrangeiro no Brasil.

 É importante salientar que, apesar de existirem impedimentos para a fabricação deste tipo de equipamento, não se pode de maneira nenhuma, impedir o trânsito e o uso dos equipamentos fabricados até 1997.

A empresa Larturist, que fabricou cerca de 1000 (um mil) unidades de campers, obteve uma carta descrita pelo DETRAN de SP com validade em todo o território nacional, onde informava cada respectivo delegado que a composição (Camper + Caminhonete) estava apta a trafegar pelas estradas Brasileiras. O Equipamento atendia às normas de segurança e não oferecia riscos. Portanto, para quem possui campers fabricadas até este ano, tem seus direitos adquiridos, podendo transitar por todo o território nacional.

Cabe ao campista informar e argumentar com o agente rodoviário em defesa às cobranças dele vindas. Os Campers são, estatisticamente, parados em maior número de vezes até que os trailers. A autoridade desconhece a função do equipamento que pode erroneamente passar a impressão de um container ou de um baú de cargas fora dos padrões aceitos pela legislação.
 

 Marcos Pivari


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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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