Áreas de camping na “Grande São Paulo” (grupo de municípios conurbados que formam a metrópole) são praticamente impossíveis de se encontrar. Exemplo disso é o fechamento da função “Camping” do Atual Parque CEMUCAM que pertencia ao município de São Paulo e se situava em Cotia.

Ribeirão Pires, cidade localizada bem próxima a Santo André e Mauá já na encosta da Serra do Mar possui uma área de camping que está temporariamente fechada há alguns anos. A área fica dentro do Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, na Rua Major Cardim, nº 3100 – Estância Noblesse. Há anos existe um projeto para a implantação de um teleférico que acabou por interditar o camping e agora até mesmo a verba para este está ameaçada.

Título de “Estância Turística” Ameaçado

Para uma cidade ser considerada “estância turística” é preciso atender a diversos requisitos determinados pelo governo do Estado. Só ele poderá conceder tal título ao município que terá direito a aportes financeiros de incentivos turísticos.

Algumas irregularidades destes quesitos ameaçam Ribeirão Pires a perder o título de Estância concedido em 1997. Dentre eles estão sinalizações antigas, acessos difíceis, problemas na área de atendimento à saúde e pontos turísticos fechados – como é o caso do Parque / Camping.

Quiosque do Parque/Camping | Foto: folharibeiraopires.com.br

A prefeitura defende que está tudo regularizado e apontou que um plano diretor de turismo está sendo desenvolvido – que é outro requisito do Estado através da DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

O teleférico do parque que dá acesso ao Mirante Santo Antônio tem apoio financeiro exatamente da DADE que informou que das quatro fases da construção, as duas primeiras (projeto e obras civis) estão com acordos vencidos. A terceira etapa é a compra dos equipamentos que precisam ser internacionais, já que o Brasil não fabrica. A quarta fase que é a construção entre o Mirante e o Camping sequer possui convênio.

Em resumo, não há data para a novela acabar. O MaCamp ficará de olho nas notícias para levar as informações a vocês.

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”