A prática de acampar pode ser vista como filosofia, lazer, estilo de vida ou simplesmente um ramo do turismo. No mundo hoje com os efeitos da globalização, é preciso primeiramente entender o que significa o campismo, tanto na forma prazerosa do exercício, quanto na importância que o mesmo possui frente ao turismo nacional. Turismo esse que move economias e promete uma imensa gama de oportunidades para recuperar ou aumentar a sua capitalização. Para entender tudo isso, é preciso antes entender a definição das palavras: Turismo e Campismo.

Turismo: A atividade relativa ao deslocamento de uma ou mais pessoas longe de sua moradia e com intuito de lazer em seu tempo ocioso, sem qualquer finalidade de remuneração.

Campismo: Prática de turismo itinerante com alto grau de contato com a natureza, onde o indivíduo carrega seu abrigo de forma a atender a principal necessidade do ser humano: a proteção; com o lazer como sua principal finalidade.

Nos dias de hoje, onde a importância ecológica é fundamental em qualquer parte do mundo, o campismo deve ser uma forte alternativa de turismo sustentável e que preserva a natureza.

Infelizmente o campismo no Brasil não é muito conhecido, divulgado e tão pouco incentivado pelo governo. Campings por todo o país estão perdendo terreno por falta de condições de sobrevivência e para negócios mais viáveis economicamente.

Mesmo assim, é importante que o campismo sobreviva com a idéia de um turismo mais viável e mais interado com a natureza. É importante que o campista saiba tirar as vantagens certas disso. Saber a melhor maneira de obter conforto, visitando os melhores e mais nobres lugares e sempre respeitando a natureza em todas as formas: não só deixando o espaço em ótimas condições para o próprio homem, como também preservando as melhores condições de vida para o ecossistema como um todo, principalmente plantas e animais.

Campismo Nômade
Caravanismo (Trailer)

 

Esta seção possui os mais diversos assuntos dedicados ao campismo e turismo no Brasil.

Conheça as origens, os costumes, dicas de acessórios, os tipos de  equipamentos para acampar, além de todo um guia de campings e cidades turísticas para poder desbravar o País.

Se você é marinheiro de primeira viagem, não deixe de conferir nossa seção especial para que não falte nada em seu primeiro acampamento. O que adquirir, vantagens e desvantagens de equipamentos e acessórios, o que levar de suprimentos e quais cuidados tomar para que os elementos do clima e da natureza não atrapalhem sua experíência.

Se você é apaixonado o proprietário de veículos de recreação está no lugar certo. Aqui você encontra tudo sobre este universo e mais dicas sobre cada um.

Conheça a importância do campismo para o Turismo do Brasil que possui enorme potencial para a atividade, que cresceu muito dos anos 1960 até 1990, sofrendo um ceclínio acentuado, podendo ser retomado agora com os grandes acontecimentos e conquistas do início do milênio.

O site MaCamp defende a idéia do CAMPISMO COM ALMA. O ser humano que ama estar em contato íntimo com a natureza e com o seu próximo. Livre de preconceitos e diferenças sociais. Não importa seu equipamento ou o nível tecnológico de seus acessórios. A convivência, amizade e solidariedade são as maiores riquezas que um CAMPISTA COM ALMA pode conquistar.

Seja Bem vindo ao maior portal do campismo do Brasil.

acampando na beira da praia

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."