ESCLARECENDO ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE BATERIAS E CARREGADORES >>

Capacidade em Ampére-Hora da bateria

A capacidade de fornecimento de energia é definida em ampère-hora.

A capacidade ou autonomia, no sistema, depende de alguns fatores, tais como: corrente do consumidor (carga instalada: central telefônica, rádio, etc), número de bancos de baterias, capacidade do banco (dado em Ampère hora/10 horas), condição da capacidade da bateria (se a mesma está em condições de fornecer 100% de sua capacidade).

Em algumas localidades, ainda é possível encontrar centrais telefônicas do tipo eletromecânicas. Estas por possuírem uma variação muito grande de corrente, deve ser considerada a corrente de HMM (Horário de Maior Movimento), para se determinar a autonomia do sistema.

O cálculo para autonomia do sistema, deve ser considerado a corrente do consumidor e a autonomia da bateria, por exemplo:

Bateria de 300Ah/10hs – Corrente Consumidor 15A.

Previsão de autonomia de:
300    = 20hr
15

Capacidade da Bateria

Considera-se uma bateria ideal, a que possui 100% de sua capacidade nominal.

Com o passar dos anos, devido ao número cargas, descargas e cargas incompletas, ocorre à perda da capacidade total do banco, considerando que quando a bateria chega a 80% da sua capacidade, chega-se o fim da vida útil da bateria.

Para se determinar à capacidade da bateria, deve-se aplicar um teste, para se analisar a curva característica de descarga.

Este teste se constitui na desconexão da baterias e efetuar uma descarga, com o auxiliar de uma carga externa, até a tensão de 1,75V/elemento.

Para isso é essencial a curva característica da bateria, que pode ser encontrada no manual do fabricante.

A descarga deve ser realizada com o auxilio de uma carga externa resistiva.

Podemos utilizar diversos tipos de descargas, de acordo com cada bateria, por exemplo, uma bateria que apresenta a tabela abaixo:

BATERIA
QUALQUER
CAPACIDADE EM Ah –
Descarga de 1,75V/elem.ref.25°C
10h
8h
5h
3h
1h
150Ah/10h
150A
144A
129A
106A
72A

Interpretando a tabela:
Para uma descarga de 10h, necessitamos consumir 150A, ou 15A por hora;
Para uma descarga de 5h, necessitamos consumir 129A, ou 25,8A por hora;
Para uma descarga de 1h, necessitamos consumir 72A em uma hora.
Para se calcular a capacidade, devemos medir a tensão em um determinado tempo, por exemplo no teste de 10h, podemos medir a tensão em cada hora e então comparar com a curva característica do manual, que apresenta o valor de tensão para cada tipo de descarga em cada hora. Assim é possível calcular a sua capacidade, dividindo-se a tensão real, pela tensão da curva.

MAIS ARTIGOS SOBRE BATERIAS:

 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."