No Brasil as carretas-barraca viraram paixão nacional nos anos 1980 e 1990 e até hoje, sem atuais fabricantes, ainda despertam o desejo de muitos campistas que vasculham o mercado de usados atrás da praticidade de uma barraca distante do chão, com diversos ambientes internos e que esteja disposta em um reboque a ser puxado pelo seu carro de passeio. No resto do mundo a paixão não é diferente e diversas empresas ainda continuam produzindo novidades no setor. Sempre buscando inovações, as carretas-barraca contam até mesmo com banheiros internos, cozinhas e outros mimos que incluem instalações hidráulicas e elétricas.

A Air Opus é um exemplo de inovação que embutiu em suas carretas-barraca a tecnologia das barracas infláveis (que inclusive já fazem parte do cenário nacional). Prometendo ser inflada em menos de dois minutos, ela deve antes ser aberta tendo as tampas desdobradas para a armação completa.

O equipamento dotado de duas camas de casal não tem um reboque tão pequeno, mas leva uma altura muito interessante na estrada sendo mais baixo que o próprio carro. As camas mais altas são fixas, já que existe uma sala em “U” que garante o bem estar dos acampantes com apoio de uma ótima cozinha interna com direito a geladeira. Esta sala ainda se transforma em uma cama de solteiro.

A receita é simples. Tudo acontece na baixa altura original da carreta que ganha altura apenas na abertura das lonas. Após abertas as camas laterais que recebem o reforço de mãos francesas é acionada uma bomba de ar elétrica para que a barraca seja “armada”. Assim como acontece com as tradicionais, após a abertura “mágica” ainda restam alguns ajustes e finalizações de montagem interna. O video institucional abaixo mostra como é.

mais informações: opuscamper.us

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Maria Do Carmo Guimaraes

    Show

  • Roberto Felippe

    Gostaria de saber o valor.
    Obrigado