Modelos de carretas >>

Este tipo de carreta é apropriado para transporte de veículos. No meio do campismo e caravanismo, a aplicação vem pela necessidade de motor homes em viagens, levarem carros de passeios para locomoção em seus destinos. Esta é uma alternativa ao sistema de cambão.

Existem basicamente dois tipos de carretas para veículos, cada uma com suas particularidades:

CARRETA PARCIAL (1 eixo) – Acomoda o eixo dianteiro do veículo, preservando este responsável pela tração do carro, além de elementos sensíveis, como direção hidráulica, câmbio e banda de pneu que sofreria mais desgaste. Neste caso o carro é preso na carreta com sistema similar aos guinchos de plataforma e seu eixo traseiro vai rodando no chão.

CARRETA INTEGRAL (1 ou 2 eixos) – Acomoda o carro ou motos integralmente sobre a carreta. O sistema de fixação é também semelhante aos guinchos plataforma, mas o acesso é por rampa com a própria força motriz do veículo.

CONSIDERAÇÕES: Qualquer um dos tipos possui suas vantagens e desvantagens. Não há melhor ou pior, mas sim o encaixe no perfil de cada caravanista. Os que defendem o uso da carreta parcial argumentam seu tamanho e praticidade, além de um espaço bem menor da guarda do equipamento que pode ser praticamente abrigado sob o motor-home. Aos que defendem a integral, dizem que a tranqüilidade é maior sabendo que apenas 2 elementos (motor home e carreta) estão no chão evitando o desgaste do veículo. Há também que prefira o cambão a possuir mais uma documentação e trabalho de acoplamentos e fixações.

Marcos Pivari

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."