No início dos tempos os BOTIJÕES DE GÁS eram os mais utilizados e procurados pela maioria dos campistas que preferiam os de menor tamanho, como os de 2kg. Depois chegaram os CARTUCHOS DE GÁS muito mais compactos e leves. Pois ainda ambos são utilizados e depende de cada perfil de campista a preferência.

Botijões são grandes e pesados, mas são retornáveis e custam menos além de durarem muito mais horas de fogo.

Cartuchos são proporcionalmente mais caros e duram menos horas de fogo, mas são compactos e leves.

Então qual escolher para o seu acampamento? Simples. Olhe para você mesmo e compare as suas necessidades e espaço na bagagem.

Para os que desejam passar horas no fogão, utilizar churrasqueiras a gás e iluminar o acampamento com lampiões potentes, os botijões serão mais indicados em termos de economia de energia, mas dependerá de um carro para transporte e espaço no porta-malas. Será também importante avaliar de qual tamanho deverá ser. Há botijões de 13kg, 8kg, 5kg e 2kg, este último de uso proibido em alguns Estados.

Já para aqueles que cozinham pouco e precisam de bagagem mínima para a trilha, compensa os cartuchos de gás. Já nestes a diferença entre os frascos deverá ser escolhida no momento da compra dos aparelhos, tais como fogareiros e lampiões. É que geralmente eles não possuem adaptação para o funcionamento. Há modelos também que possuem gases com potencial de queima muito superior nas grandes altitudes onde o ar é mais rarefeito.

Gostou do tema? então confira nas seções específicas abaixo e aprenda tudo sobre estes importantes acessórios. Boa escolha.

BOTIJÕES DE GÁS

CARTUCHOS DE GÁS

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Erik

    Boa noite, tenho equipamentos para uso com botijão de 2kg e gostaria de saber se existe adaptação pra usar com cartuchos.