referencias externas >> fonte: http://pt.wikihow.com/Acampar-com-uma-Barraca-em-um-Acampamento

Muitas pessoas vão acampar e se divertem, mas ainda há pessoas que nunca tentaram. Se feito corretamente com todos os equipamentos e o conhecimento certos, acampar pode ser bastante divertido e você terá ótimos momentos. Ficar em uma tenda é uma ótima maneira de receber ar fresco e ainda se sentir confortável. A seguir você encontrará um guia sobre como acampar, incluindo o que levar, o que fazer e onde ficar.

Onde Ficar – Primeiramente, encontre um bom local para acampar. Você pode procurar na internet e achar um terreno que é bem recomendado. Se você tem uma ideia do lugar onde você quer ir, procure em um mapa por um acampamento que esteja estabelecido. Peça qualquer sugestão a amigos ou família que costumam acampar. Descubra as regras e regulamentos do acampamento: um grande número de pessoas de um mesmo grupo é permitido? O acampamento é apenas para caravanas ou você pode levar uma barraca também? O quão grande pode ser sua barraca? É permitido levar bichos de estimação? Pesquise sobre as instalações. Você irá preferir um acampamento com um bom toalete e fornecimento de chuveiro e água. Você quer um acampamento com entretenimento, como bares? Você quer que tenha alguma loja, ou uma cafeteria? Piscina? Ou você gostaria de um acampamento mais simples, com um cenário bonito? Encontre o acampamento ideal para você. Não importa onde você acampe, você vai encontrar um lugar que tenha um chão plano para você montar sua tenda, mas não completamente plano, em caso de chuvas. Tenha certeza de que há espaço disponível e alugue um terreno.

2Sua Barraca – Faça questão de ter uma boa barraca. Tente encontrar uma com um lençol embutido embaixo dela para prevenir o frio e evitar que insetos entrem. Compre outro lençol para colocar no chão da tenda e a proteger. Uma boa barraca deve ter pelo menos uma janela, e espaço o suficiente para todas as pessoas que irão acampar. Você precisa ter bastante espaço para todos dormirem e para guardar as coisas. Decida se você quer uma tenda com uma porta principal ou mais de uma. Tente não deixar as portas viradas diretamente para o vento quando você a montar, e certifique-se de que elas fechem completamente. Providencie pregos de qualidade para prender a sua barraca com uma ferramenta, tal como um martelo ou uma marreta. Você deve saber como armar a sua barraca antes de viajar para o acampamento, então pratique no seu quintal. Se houver tempo ruim, você deve procurar uma barraca com uma varanda ou um toldo.

Encontrando Onde Dormir – Organize onde você vai dormir e no quê você vai dormir. Não importa se você for dormir em camas de acampamento, camas infláveis, um saco de dormir no chão ou em um tapete de dormir, procure tê-los mesmo assim. Quando você estiver praticando armar a sua barraca, você pode tentar colocar todas as camas dentro para ver se há espaço suficiente. Se vocês forem dormir em colchões infláveis, providencie uma bomba para inflá-las e um kit de conserto caso elas estraguem. Lembre-se de levar mais coisas como sacos de dormir, cobertores e travesseiros extras.

Equipamentos de Cozinha – Organize onde você vai comer e como você vai cozinhar. Compre um bom fogão. Se você tem um fogão a gás, não se esqueça de levar um botijão. Lembre-se de levar todos os seus equipamentos de cozinha, como potes e panelas leves, algum tipo de prato para poder comer, utensílios e, é claro, comida. Você pode conseguir água do acampamento já que geralmente todos eles fornecem água. Se você quiser preparar bebidas quentes como chá ou então ferver água, compre uma chaleira pequena para colocar no fogão. Decida onde você vai querer comer. Compre cadeiras e mesas de praia e decida se você vai colocá-las para dentro ou deixá-las na rua. Coloque o fogão fora da tenda, pois o material de que ela é feita é altamente inflamável e poderia causar um incêndio. Compre cortinas de proteção contra o vento para proteger o fogão caso você não consiga ligá-lo. Se o seu acampamento não tiver um lugar onde lavar os pratos, leve uma tigela para ter onde lavá-los assim que você terminar as refeições, para os animais e insetos não serem atraídos pela sua barraca devido aos pratos sujos. Lembre-se de levar algo para enxaguar os pratos e algo para limpá-los, junto com algumas toalhas de cozinha. Não se esqueça de outras coisas essenciais, tais como abridores de lata, abridores de garrafas, guardanapos ou lenços, uma toalha de mesa e qualquer outra coisa que você possa precisar.

Outros Equipamentos – Leve algumas caixas para poder guardar coisas como alimentos. Leve algumas sacolas de plástico para guardar sacos de comida abertos, e um kit de primeiros socorros com remédios e curativos. Traga itens para ajudar você a deixar sua viagem mais confortável, como protetor solar, papel higiênico, lenços umedecidos para refrescar e repelente de inseto. Leve produtos de higiene pessoal, tais como sabonete, shampoo, pasta de dente, escovas de dente, toalhas, panos de lavar e qualquer outro cosmético que você queira levar. Traga uma mochila caso você vá caminhar ou explorar e precise carregar várias coisas. Garrafinhas de água e garrafas vazias para encher são ideais também por essa razão. Outras coisas podem incluir câmeras, livros, papel e caneta, despertadores, fita adesiva e corda, caso você precise. Uma capa à prova d’água é necessário para o seu fogão.

Iluminação – A sua viagem vai ser miserável se você se esquecer da iluminação. Imagine tentar encontrar o seu caminho de volta para a barraca no escuro, sem uma lanterna. Você precisa de luz principalmente se você tem crianças acampando junto com você. Leve algumas lanternas, umas maiores para a barraca e umas menores à prova d’água para você ir ao banheiro no escuro. Outros métodos de iluminação incluem lanternas ou lâmpadas que acendem com combustível líquido. Lembre-se de levar pilhas e combustíveis reserva para as suas lâmpadas.

Roupas – Leve roupas o suficiente para o tempo que você for acampar. Se você for acampar no verão, não se esqueça de roupas tais como shorts, tops leves, maiôs, chinelos ou sandálias. Se estiver mais frio, leve moletons, casacos, calças, blusas de manga comprida ou botas. Não se esqueça de roupas de baixo suficientes e meias grossas se estiver frio. Leve algo para você dormir como pijamas compridos, se esfriar. Mesmo se você for no verão, leve um moletom, pois pode ficar frio durante a noite e se você tiver que caminhar bastante até o banheiro, roupas quentes podem ajudar. Seu feriado pode ser um desastre se você for passar muito frio.

Armando a sua Barraca – Você deve já ter praticado armar a sua barraca, e você deve fazê-lo assim que chegar no acampamento, antes que fique escuro. Se foi designado a você um certo espaço, se atenha a ele e arme sua tenda no lugar certo. Se não, encontre um lugar com um chão limpo e plano, mas preferível que tenha um declive. Não escolha locais que tenham galhos pendurados por cima ou que tenham muitos insetos.

Organize a sua Barraca – Garanta que tudo tenha seu espaço. Arrume todas as camas, e se a sua tenda tiver cômodos separados para dormir, feche as portas para prevenir que insetos entrem. Coloque sua comida dentro das caixas e certifique-se de que tudo está bem fechado para que nada consiga entrar. Quando você entrar na barraca, deixe os seus sapatos do lado de fora para ajudar a manter a barraca limpa, e se ela tiver um mosquiteiro, feche-o depois que entrar. Procure saber onde está o kit de primeiros socorros e onde estão as lanternas. Prenda bem no chão os protetores contra o vento se você os estiver usando. Eles podem ser bem úteis para abrigar você e a sua barraca, e você pode pendurar toalhas nos postes para ajudá-las a secar.

O Seu Acampamento – Caminhe e explore. Encontre os banheiros mais próximos e veja se eles são limpos. Se os chuveiros não estiverem perto dos banheiros, os localize. Ache a lavanderia, as lojas e as salas de entretenimento se o seu acampamento os tiver, e descubra os horários de funcionamento e outras informações. Caminhe mais e observe o cenário do seu acampamento, e aproveite.

Preparando uma Refeição – Monte o seu fogão e as cortinas protetoras contra o vento na rua, tendo a certeza de que o seu fogão está em cima de alguma mesa. Quando você tiver terminado de cozinhar, lave as panelas sujas em uma tigela ou as coloque em uma tigela para levá-las a uma área de limpeza, se o seu acampamento tiver uma. Se o tempo estiver ruim, coloque o fogão na varanda da sua barraca, mas não deixe o calor alcançar o material. Guarde a comida de forma segura depois que você a tiver usado, feche bem os sacos abertos e lembre-se de guardar tudo de volta nas caixas. Coloque restos em sacos de lixo e os deixe fechados e longe do chão. Você pode prender os sacos de lixo nos postes para tirá-los do chão.

Primeira Noite – Trate de tampar o fogão com a capa à prova d’água. Dobre as cadeiras e a mesa e as traga para dentro da barraca durante a noite. Traga para dentro qualquer pertence ou coisas como bolas de futebol e equipamentos de esporte, ou os deixe na mala do carro até de manhã. Se você estiver preocupado com os seus pertences, tranque o que for valioso no carro em um lugar escondido, como o porta-luvas, ou os mantenha próximos de onde você dorme. Faça uma última viagem até o banheiro para escovar os seus dentes, e não se esqueça de uma lanterna ou duas para encontrar o seu caminho de volta. Decida se você vai tomar banho ou não, e se você não for, decida se vai trocar de roupa no banheiro ou na sua barraca. Se a barraca tiver cômodos separados ou divisórias, você pode se trocar lá. Você pode usar uma sacola de plástico para roupas sujas ou colocá-las em uma mala vazia se estiver esperando para chegar em casa para lavá-las, ou então as coloque em algum lugar para poder levar para a lavanderia no dia seguinte. Feche bem o zíper da barraca, e coloque uma lanterna ou lâmpada na tenda para você poder enxergar o que está fazendo. Cheque se todo mundo está dentro da barraca e nos seus respectivos sacos de dormir.

13Atrações Locais – Descubra o que há por aí e visite as atrações locais. Alguns acampamentos têm folhetos nas lojas e cafeterias com informações sobre lugares para ir, mas se não for o caso, pergunte a alguém que trabalhe lá ou então dirija pela área. Passeie pela cidade local e vá às compras para ver alguns cenários diferentes. Faça uma caminhada durante a noite e escute os sons dos animais ao redor de você.

14Atividades – Não passe o feriado inteiro sentado na sua barraca. Acampar é sobre ficar ao ar livre e aproveitar a natureza e tudo em volta de você. Então saia na rua e respire o ar puro enquanto faz algo divertido! Se você trouxe com você as suas bicicletas, vá para um passeio. Faça uma caminhada ou uma trilha para ver um pouco da paisagem e se esquecer de tudo. Vá observar a vida selvagem ou pescar. Há muito o que fazer, não importa onde você for. Se o tempo ficar ruim ou chover, procure atividades como ir ao museu ou um centro natural. À noite, saia e observe um pouco as estrelas. Ou você pode fazer uma fogueira e sentar em volta dela. Se você fizer uma, tome cuidado e antes aprenda a acendê-la com segurança. Cheque se o seu acampamento permite fogueiras, e se ela não permitir, siga as regras.

15Tomando Banho – Se você for tomar banho no acampamento, antes cheque os chuveiros. Veja se eles estão livres ou se necessitam de moedas para funcionar. Também cheque se há um secador de cabelo no banheiro e se você precisa pagar para usá-lo, ou se você vai deixar o seu cabelo secar naturalmente. Não se esqueça de levar toalhas, shampoo e sabonetes com você. Sempre use chinelos quando entrar no chuveiro para proteger o seu pé de germes. Para garantir que sempre haja um chuveiro disponível, não os use em horários de muito movimento. Enquanto todo mundo usa o chuveiro de manhã ou durante a noite, use bem cedinho na manhã, no fim da tarde ou bem tarde da noite. Não seja muito exigente com a sua aparência enquanto acampa. Deixe em casa o babyliss, a chapinha, qualquer excesso de maquiagem e loções.

16Seja Respeitoso – A experiência de acampar é de todos, então não estrague a de ninguém. Isso significa manter os seus bichos de estimação sobre controle se você levar algum e limpar a sujeira deles, deixar a música em um volume aceitável e desligar o rádio quando estiver ficando tarde, limpar o seu lixo e os seus restos, deixar o banheiro e o chuveiro limpos e seguir os limites de velocidade do acampamento. Acima de tudo, respeite as regras do acampamento e assim a viagem será melhor para todos.

Dicas
Lembre-se de beber bastante água se estiver calor ou frio para prevenir desidratação.
Tente encontrar um ponto que ofereça sol pela manhã e sombra pela tarde.
Prenda uma lanterna a pilha no teto da sua barraca para ter luz.
Se você estiver acampando com bichos de estimação, os mantenha sobre controle, não os prenda a árvores ou a equipamentos do acampamento, os mantenha em uma coleira enquanto estiver no acampamento e garanta que eles não latam a noite inteira e acordem todo mundo.
Alimentar animais só faz com que eles continuem voltando, então não o faça.
Arranje uma lanterna pequena e a prenda em um cordão. Use-a em volta do seu pescoço e então você sempre terá a lanterna ao seu alcance.
Sempre respeite os horários de silêncio do acampamento.
Se você tem que fazer uma longa viagem até o acampamento, faça paradas frequentes e intervalos para parar de dirigir e descansar.
Traga um machado afiado. A lenha comprada no acampamento pode ser muito grossa para começar uma fogueira, e você vai precisar fazer gravetos se o chão tiver sido limpo por campistas que já passaram por ali.
Pendure um abridor de lata com um cordão ou uma linha de pesca na sua cadeira ou freezer. Não há necessidade de ficar procurando pelo abridor durante a noite quando você estiver querendo uma bem gelada!
Se você estiver acampando com crianças, as inclua nos planos da viagem e tarefas do acampamento como ir buscar a água, o que pode ser divertido.
Use varas que brilham para uma fonte pequena de luz durante a noite.
Lembre-se de levar roupas reserva caso você se molhe ou se suje.
Coloque na entrada da sua barraca um tecido ou tapete à prova d’água para limpar os pés e poder manter os sapatos ao entrar.

Avisos
Nunca se aproxime de animais selvagens, pois eles podem ser perigosos e bastante imprevisíveis.
Fique longe de qualquer área que seja muito molhada, tenha muita grama e que possua muitos insetos, e evite usar perfumes com cheiro ou usar roupas coloridas se você estiver preocupado em atrair insetos.
Não arme a sua barraca debaixo de árvores com galhos quebrados ou árvores mortas que possam cair sobre a barraca!
Se estiver acampando com crianças, sempre as ensine as regras básicas de segurança e nunca as perca de vista.
Nunca deixe botijões de gás ligados quando não os estiver usando, e sempre os deixe em pé e bem ventilados.
Cuidado com animais tentando alcançar a sua comida! Cuide para que ela esteja sempre bem fechada e de que todos que estejam acampando com você saibam como fechar depois de usar. Pesquise sobre sacolas à prova de ursos.
Se você estiver acampando próximo a uma fazenda, sempre feche os portões atrás de você para prevenir que animais corram para dentro do acampamento!
Se você fizer uma fogueira, não a monte perto da sua barraca, não use combustíveis inflamáveis para acendê-la, não a deixe ligada sem supervisão e sempre deixe algo para apagá-la ao alcance, como água, e sempre a apague por completo.

Materiais Necessários
Bússola
Barraca
Sacos de dormir
Utensílios de cozinha
Caixas para armazenamento
Kit de primeiros socorros
Produtos de higiene
Mochila
Água engarrafada
Comida
Iluminação
Roupas de reserva
Fósforos ou isqueiro
Sacos de lixo

Como Lavar Pratos no Acampamento

Método 1 de 2: Com sabão
1Passe uma fina camada de detergente biodegradável no exterior de suas panelas antes de cozinhar. Isso impedirá que os potes queimem por fora e tornará a limpeza mais fácil.

Ferva água para a limpeza enquanto cozinha (se houver um bico de gás livre ou puder fazer no fogo enquanto come). É mais fácil limpar os utensílios imediatamente após cozinhar, senão a comida esfria e endurece nas panelas.
3Prepare três potes ou baldes:
Pote de limpeza: contém água quente com algumas gotas de sabão biodegradável.
Balde de enxágue frio: água salgada com um pequena quantidade de água sanitária ou alguma substância para matar bactérias (veja nas Dicas abaixo).
Balde de enxágue quente: água quente e limpa.
4Raspe os pratos antes de lavar.

5 Esfregue os pratos no balde de limpeza. Se você fizer isto imediatamente após o uso, não será preciso esfregar muito (a não ser que tenha queimado a panela enquanto cozinhava).
6Mergulhe os pratos no enxágue frio.
7Mergulhe os pratos no enxágue quente, segurando com um pegador. Isto é importante, pois remove toda a água sanitária dos pratos para armazenamento.
8Coloque os pratos em um pano limpo ou em papel alumínio para secar. Deixe secar com o ar, se tiver tempo; use toalhas de papel se não. Para secar, tome cuidado para que os pratos não toquem nenhuma superfície contaminada; de preferência, pendure em um pano poroso ou rede para secar ao sol.
9Descarte a água de limpeza, passando a água antes por um pano ou peneira para remover os detritos de comida.
10Leve a água a pelo menos 60m do acampamento e de qualquer corpo d’água. Despeje o líquido, esparramando sobre uma grande área.
11Limpe o pano ou a peneira no fogo ou em um lixo que irá voltar com você.

Método 2 de 2: Sem sabão
1Use areia coletada de um local onde haja pouca matéria orgânica.
2Aqueça a água como descrito acima.
3Esfregue um pouco de óleo de cozinha nos pratos e misture cinzas da fogueira com um pouco de água quente, até que uma mistura grossa se forme. Esta mistura é perigosa; veja os Avisos.
4Use areia para esfregar os pratos, usando dois baldes separados para lavar e enxaguar.
5Deixe secar.
6Aqueça os pratos logo antes de cozinhar novamente para esterilizá-los.

Dicas
Quanto mais quente a água, menos bactérias.
1 colher de sopa de água sanitária é o bastante para esterilizar 1 litro de água.
Algumas pessoas não usam água sanitária. Se a água estiver bem quente e sabão for usado, os pratos devem estar limpos o bastante para o próximo uso.
Limpe os utensílios sempre nesta ordem: copos e pratos primeiro, panelas por último. As panelas vão ser aquecidas no próximo uso, o que com certeza vai ajudar a esterilizá-las.
Se não tiver baldes o suficiente para a água, tente colocar um saco de lixo dentro de uma caixa, em caso de necessidade.
Panelas de teflon só precisam ser limpas com uma toalha de papel e esterelizadas.
Limpe sempre as mãos antes de mexer com os pratos, para evitar contaminação.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."