Conversor/Bomba
 

O conversor transforma a rede 110V ou 220V em 12V para a recarga da bateria e alimentação das luzes, bomba d’água e ventiladores.

BOMBA SURFLO

Bomba d’água 12V automática (liga quando a torneira é aberta)

Considerações sobre o conversor Karmann Ghia

Foco de muitas críticas, o reator original da karmann ghia é um dos mais fracos do mercado, não satisfazendo as necessidades dos campistas mais assíduos e apaixonados pelos motor homes. Os trailers e motor homes Karmann Ghia eram desenvolvidos para as necessidades em trânsito e sem tantos aparelhos elétricos potentes. Por esta razão, é que eles não possuem uma potência alta, já que serviam apenas para carregar as baterias e para algumas luzes internas. Passados alguns anos, os campistas já sentem necessidade de ligar equipamentos mais modernos e potentes que não condizem com as especificações técnicas destes conversores. A Safari não é diferente e possui conversor para carregar a bateria do trailer, alimentar luzes da sala, cozinha e banheiro, geladeira e tomadas.
Não há grandes regulagens nos conversores. As tensões de saída não são estabilizadas, causando alguns problemas aos equipamentos e baterias a longo prazo. Também não possui sistema de “flutuação”, sistema que desliga o carregamento quanto a bateria chega à garga ideal. Há duas posições de saída 12V: “Bateria” onde a energia da iluminação vem diretamente da bateria em corrente contínua (CC) e “Carga” onde a energia da iluminação interna, sai do conversor em corrente alternada (CA).
O intuito destas considerações não é de diminuir o equipamento e sim de alertar os usuários de que estes requerem cuidados e atenção especial. Para quem quer acampar sem grandes aparelhagens e com o funcionamento normal da Safari, com certeza não tem com que se incomodar. Senão não existiriam veículos com 30 a 40 anos de uso em perfeitas condições.

Artigo escrito por Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."