Despedida da Kombi
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Despedida Mundial da Kombi será realizada neste dia 08/12/2013! O evento acontece no estacionamento da Volkswagen da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. O evento em tom de despedida é uma realização do Sampa Kombi clube e pretende reunir centenas de Kombis de variados modelos.

A despedida Mundial da Kombi será realizada no dia 08/12/2013 no estacionamento da Volkswagen da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo. O evento em tom de despedida é uma realização do Sampa Kombi clube e pretende reunir centenas de Kombis de variados modelos.

“Faremos um grande evento e todas as Kombis farão parte dessa exposição. Cheguem até as 9h da manhã para garantir o lugar para a sua Kombi. Vamos ficar até às 16 horas neste evento especial em homenagem às preciosas. Serão 200 vagas para a exposição e já temos 70 inscritos”, afirma Eduardo Gedrait, um dos organizadores da exposição.

Parar por quê?

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Não será por falta de vontade do fabricante. Os engenheiros da Volkswagen não conseguiram posicionar freios ABS e air bag na Kombi, o que significa que estará em desacordo com a legislação brasileira daqui há um ano. Criada na Alemanha, começou a ser fabricada em 1950 e no Brasil em 1957, o utilitário multifuncional atingiu uma produção de 1,5 milhão em 2011. O fabricante – no Brasil – não confirma, mas não nega o fim da produção, e alega não ser a primeira vez que se depara com impasses técnicos.

A Kombinationfarhzeug, em português “veículo de uso combinado”, foi projetada no pós-guerra não somente por alemães, mas por um oficial das forças de ocupação inglês Major Ivan Hirst – a Alemanha perdeu a 2ª guerra mundial-, pelo engenheiro alemão Alfred Haesner e por um holandês, Ben Pon, que desenhou o projeto em 1947. A primeira versão vendida ao Brasil, em 1950, tinha apenas 30 cavalos, quatro marchas não sincronizadas e sistema elétrico de 6v, alimentado por dínamo. Segundo Hirst, a Kombi foi concebida no dia 23 de abril de 1947 e Haesner assumiu a produção. Em 1948, com a fábrica novamente sob controle da Alemanha, os primeiros protótipos rodavam pelas ruas, revelando o primeiro mini-furgão do mundo.

Fama internacional

A Kombi conquistou a simpatia de motoristas de diversos países, recebeu nomes curiosos como “Pão de forma”, em Portugal, “Papuga”, na Polônia, “Bulli”, na Alemanha, “Perua”, no Brasil e “Bus” nos EUA. Ela faz parte da história de muitas famílias brasileiras e é o ganha pão em setores como o dos transportadores de mercadorias, fretamento escolar e de funcionários, ou ainda lanchonetes móveis (caldo de cana). Atualmente, o Brasil é o único país com a produção ativa desde 1996, quando parou de ser fabricada em outros países.

O mercado externo procura pelo veículo brasileiro. Desde 2000, um fabricante de motor homes da Inglaterra compra de 100 a 200 Kombis anualmente. Um fabricante brasileiro, instalado na grande Joinville, passou a produzir um modelo similar para recreio, a Kombinet. O empresário Plínio Cesar diz que pensou em fabricar um motor home com preço mais popular. “O cliente me traz a Kombi e faço a montagem por R$34 mil, incluindo a mudança necessária na documentação, senão é alteração de características do veículo e dá problema”, diz ele, que vende a Kombinet para São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina.

Por James Klaus

Veja como foi a despedida da Kombi

Foto: https://www.facebook.com/ABit2low/photos

Fotos:Carmelita e Emílio Figueroa
Participaram 170 entusiastas da Kombi, de raras unidades importadas da Alemanha nos anos 50, a brasileira Last Edition, série de 1,2 mil exemplares  à novidade em termos de moradia ou escritório, fabricada pela empresa www.victoriamotorhomes.com.br a Kombinet, uma kombi transformada em Kombi casa ou kombihome, sendo fabricada em série, que teve seu início em 2012.

Fotos:Carmelita e Emílio Figueroa






A safari da Karmann Ghia do Brasil, que foi o primeiro motor casa fabricado em série no Brasil, segundo o grupo de Safaristas do Brasil que mantem o  registro das safaris fabricadas, não se tem noticias de mais que 600 exemplares pelo mundo.. Esse motorcasa era fabricado na década de 70 com a Chassi da Kombi furgão e Standart  e teve sua ultima unidade fabricada em 1995.

Veja o vídeo da Revista.webmotors.com.br/ onde mostra mais sobre esse Motorhome da Karmann Ghia do Brasil chamado de Safari.

Publicado em 09/12/2013
?http://webmo.to/revista-wm? A grande companheira de viagens do aposentado José Barazal é a sua Kombi Safari 1985. O raro modelo produzido pela Karmann Ghia tem a estrutura de uma casa: há fogão, pia, banheiro e até cama de casal. Ao lado de sua esposa Ivanete Barazal, José roda o mundo com esta que é sua quarta Kombi. Assista ao primeiro episódio da série ‘Eu e minha Kombi’, uma produção WebMotors.

Reportagem: Ricardo Sant’Anna
Imagens: Guilber Hidaka, Bibo Bouzaz e Emerson Pena
Produção: Marcio Pereira e Fernanda Vergueiro
Roteiro: Carina Mazarotto
Edição e arte: Anderson Massambani
Editor-chefe: Rodrigo Ferreira






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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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