Assim como o vinho,  a cerveja é a paixão de muitos turistas e as cervejarias artesanais são ótimos passeios durante as acampadas. Com certeza faltarão muitos lugares neste artigo que oferecem cervejarias em cidades que possuam campings, mas nossa intenção é deixar uma pequena lista para inspirar o seu próprio planejamento.

Diferentes das cervejas mais populares no mercado brasileiro, que no final acaba levando nos ingredientes grãos de baixa qualidade além de outros aditivos indesejáveis, as cervejarias artesanais sempre dispõem de algumas ou todas as receitas com puro malte. Nem sempre! Nelas é possível saborear as receitas desenvolvidas e supervisionadas por seus mestres cervejeiros.

Sim, o preço é mais caro do que as cervejas comuns, mas a explicação está obviamente na qualidade e quantidade fabricada ali, além da dedicação exclusiva que leva ao literal nome “artesanal”.

Não deixe de privilegiar as cervejarias que ofereçam, além da prova, uma visita guiada e bem explicativa sobre a fabricação da bebida e instalações da fábrica. Você ouvirá falar muito de fermentação, maltes, lúpulo, leveduras e sobre a importância da pureza da água. E para seguir com nosso artigo, listamos abaixo alguns destinos que podem ser visitados tendo o CAMPING como apoio de hospedagem. Unir duas paixões não tem preço, não é?

MONTE VERDE-MG

Monte Verde é uma estância na divisa de Minas Gerais e São Paulo com acessos por terra para diversas localidades. Pertence a Camanducaia, mas se porta como uma município turístico de grande prestígio. É conhecido pela tranquilidade, frescor do clima e seus restaurantes charmosos. A cervejaria do Fritz é imperdível com programa de visitação, degustação e restaurante anexo.

 5  CHOPP DO FRITZ

4 5SERRA GAÚCHA-RS

A famosa Serra Gaúcha reserva muitas cervejarias artesanais distribuídas pelas cidades. As mais conhecidas São Gramado e Canela que também oferecem campings, mas muitas outras localidades próximas também merecem muita atenção nos passeios.

 5  CERVEJARIA EDELBRAUCERVEJARIA RASEN GRAMBIER – GRAMADO

67

BLUMENAU/POMERODE-SC

O Vale Europeu é a Alemanha no Brasil. Em nenhum outro lugar do país é possível ver a cultura germânica tão presente. Está no semblante, no jeito, na vestimenta e na língua falada pelas pessoas nas ruas. Lá acontece a festa da cerveja mais famosa do mundo: Oktoberfest. Em Blumenau existe também o museu da cerveja. A arquitetura enxaimel e a indústria têxtil são pontos essenciais no planejamento do roteiro. Citamos apenas algumas das inúmeras cervejarias da região.

 5  BIERLANDEISENBAHNWUNDERBIERSAINTBIERKÖNIGS BIERDAS BIERSHORNSTEIN

78

RIO DE JANEIRO / SERRA FLUMINENSE

Perto da cidade maravilhosa está a Serra Fluminense. Das cidades altas, o destaque é para Petrópolis-RJ que possui a maioria das grandes cervejarias. Já as Teresópolis e Nova Friburgo possuem os campings para hospedagem. São muitos os passeios naturais e históricos. Há também festas sazonais ligadas à cerveja em Petrópolis. Vale conhecer.

 5   SAINT GALENBOHEMIAGRUPO PETRÓPOLIS

89

CAMPOS DO JORDÃO-SP

A conhecida “Suíça Brasileira” guarda além dos encantos da altitude, uma conhecidíssima cervejaria com fábrica visitável e bar no centro turístico. Aproveite para conhecer as estâncias vizinhas e curtir um friozinho mesmo fora de época. Dica MaCamp: Se quiser um bom lugar para degustar cervejas artesanais brasileiras e de todo o resto do mundo não deixe de conhecer o Fraulein Bierhaus.

 5  CERVEJARIA BADEN BADEN

210

JOINVILLE-SC

Região de muitas belezas e de muita cultura alemã e suas cervejas. Tem roteiros de litoral e de serra pela região, além da cidade que é quase uma Capital pelo tamanho e população.

 5  OPA BIER

1

VISCONDE DE MAUÁ-RJ/MG

O destino no alto da Serra de Itatiaia reserva não só ecoturismo e muito aconchego nas pousadas e restaurantes. Muitas são as opções de passeios próximos e localidades com acessos bucólicos de muita natureza. Uma infinidade de campings está presente. E uma cerveja artesanal não poderia ficar de fora do roteiro. Destaques para a cerveja “defumada” e a de pinhão.

 5  CERVEJARIA SERRA GELADA

1112

BELO HORIZONTE-MG

Muito próximo das cidades históricas contempla diversas regiões e passeios interessantes – o que inclui a própria capital com circuitos imperdíveis. Ótimos campings em Ouro Preto. Se tiver mais tempo, estique o passeio para o lado de Sete Lagoas para conhecer as cavernas e Cordisburgo – a cidade natal de Guimarães Rosa.

 5  CERVEJARIA WÄLS

314

CUNHA-SP

A região cravada na Serra da Bocaina com acesso da Dutra no Vale do Paraíba  reserva belezas ímpares da mata atlântica de altitude a um pezinho do litoral via Serra para Paraty-RJ. Além da cervejaria Wolkenburg, há inúmeros pontos turísticos como cachoeiras, lavandários e o núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar que vale muito a visita.

 5  CERVEJARIA WOLKENBURG

1

13

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”