Publicidade:
 

Com o principal objetivo de obter a documentação correta de seu veículo de recreação, o campista José Barazal Álvarez iniciou uma luta pelos seus direitos. Enfrentou os problemas sozinho e sem a ajuda da ABRACAMPING, que segundo ele, deveria assumir a briga.

IMPORTANTE: Há algum tempo não se pode mais legalizar um motor home sem um laudo do INMETRO. Tal laudo somente pode ser fornecido caso a empresa que o construiu ou modificou possua uma licença para isto… o chamado CAT.

Se você pretende modificar a documentação de uma SAFARI ou TOURING da Karmann Ghia, acesse aqui.

Publicidade:

Você campista que possui motor home grande ou pequeno, cuja documentação esteja registrada como:
·        Caminhão
·        Ônibus
·        Micro-ônibus
·        Caminhonete
É importante pedir a mudança do registro para: utilitário/especial/motor casa. Com este apontamento, você poderá evitar interpretações erradas dos agentes de trânsito que possam prejudicar os proprietários de veículos do tipo MOTOR CASA. Esta ação restringiria a circulação e/ou estacionamento, oneraria o valor do seguro (em especial no caso de ônibus ou micro – ônibus) e não mais necessitaria possuir habilitação categoria “D”. Além disso, não necessita de faixas refletivas (embora úteis), extintores “x” e seguro de ônibus. Não pode Ter seu acesso restrito a áreas do tipo “proibido para caminhões” ou ônibus.

Veja abaixo o procedimento de mudança na documentação

– Fazer a juntada dos seguintes documentos:

Requerimento à autoridade de trânsito pedindo seja corrigido o erro (*1);

Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV)

Fotos (2) do veículo, aparecendo em uma delas a placa dianteira e a outra focalizando o veículo em sua lateral;

Se ainda tiver disponível, um folheto do mesmo;

Xerox da sua Identidade e do CPF

Cópia xerox de um Comprovante de residência

Estando a fábrica da carroceria ainda ativa, pedir à mesma e juntar ao processo, a cópia da Nota Fiscal de transformação;

Juntar cópia do Texto desta Resolução (*2), para facilitar a consulta por parte da Autoridade de Trânsito.

Juntar dois (2) decalques do número do chassis do veículo em questão;

Encaminhar esta juntada, à Autoridade de Trânsito na sua jurisdição, através de seu despachante ou do serviço tipo “Poupa Tempo”.

Aguardar a mudança dos documentos que se faz em no máximo uma semana. Se a Autoridade recusar a fazer esta mudança, dirigir-se ao Ministério Público de sua Comarca, com a cópia de todos os documentos acima. Fazer valer seus direitos, se for o caso, no Tribunal de Pequenas Causas (custo quase zero – não precisa Advogado).

(*1) – Modelo do Requerimento:

Exmo. Sr. Delegado da nnª Circunscrição de Trânsito (seu despachante pode informar estes dados)
(8 linhas de separação)
Fulano de tal, brasileiro, casado, portador da identidade no. CPF no. , residente à Rua …. vem mui respeitosamente requerer se digne v. Excia. Mandar corrigir a documentação anexa, para que seu veículo de placas AAA-0123 tenha seu CRV expedido como UTILITÁRIO/ESPECIAL/MOTOR CASA, COM BASE NA Resolução número 538/78 do CONTRAN (Diário Oficial da União de 18/10/78), cujo texto anexo para sua melhor apreciação.
(4 linhas de separação)
Nestes termos P. Deferimento,
(2 linhas de separação)
Data, ….
2 linhas …
Assinatura, nome completo sob a assinatura, e RG

(*2) Texto da Resolução:

RESOLUÇÃO N° 538/78
Disciplina o licenciamento do veiculo tipo “motor casa” e define a categoria de seus condutores.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO, usando das atribuições que lhe confere o Art. 9o do Decreto n° 62.127, de 16 de janeiro de 1.978 que aprovou o Regulamento do Código Nacional de Trânsito,; e,
CONSIDERANDO a necessidade de disciplinar o licenciamento dos veículos tipo “motor casa”;
CONSIDERANDO o deliberado tomado pelo Plenário em sua reunião de 29 de maio, conforme o que consta no Processo n° 60/78,
RESOLVE:
Art 1o O veículo com carroceria do tipo “motor casa” movido com combustível líquido ou gasoso será classificado como veículo automotor quanto à tração e como veículo especial quanto à espécie.

Parágrafo único. Entende-se por carroceria “motor casa”, a carroceria fechada destinada a alojamento, escritório, comércio ou finalidades análogas.

Art 2o No Certificado de Registro do veículo mencionado constará a sua marca e o nome do fabricante do chassi sobre o qual está colocada a carroceria, seguido da expressão “motor casa”.

Art 3o O veículo de que trata o Art 1o será licenciado em uma das categorias previstas no inciso III do art. 77 do RCNT.

Art 4o O condutor do veículo objeto desta Resolução será categoria amador para o veículo de carga de capacidade de carga até 1.500 kg licenciado na categoria particular e profissional para os veículos licenciados na categoria de aluguel conforme permissivo constante dos incisos II, III e IV do art. 131 do RCNT.

Art 5o Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Brasília, DF, 6 de outubro de 1.978

Celso Claro Horta Murta – Presidente

Newton Braga Teixeira – Relator

ADENDO:

1 – A habilitação na época era “amador” ou “profissional”. Nos dias atuais, será B ou C, conforme seja a capacidade de carga para a qual o chassis foi construído.

2 – Alguns Delegados de Trânsito, alegam não poder mudar “pois o computador não aceita”. Para isto sugira que entrem em contato com o setor de expedição de Certificados do DETRAN SP (Parque do Ibirapuera – Capital – SP) andar Térreo fone: (11) 3889-3000.

3 – O que valerá a partir do momento em que o seu documento for corrigido, para efeito de fiscalização e de tráfego, será o que nele constar, ou seja UTILITÁRIO / ESPECIAL / MOTOR CASA. Um policial que alegar que se parece com outro tipo de veículo ou desconhecer a legislação, estará sendo desonesto e anti-ético.

Lembre-se que é de suma importância o conhecimento do código nacional de trânsito, assim como tê-lo em mãos, pois a presença de policiais mal-intencionados é corriqueira nas nossas estradas.
Esta matéria foi redigida baseada nos textos pesquisados e dissertados pelo campista JOSÉ BARAZAL ÁLVARES, que tem todos os créditos pelas conquistas realizadas.

Se você pretende modificar a documentação de uma SAFARI ou TOURING da Karmann Ghia, acesse aqui.

Artigo escrito por Marcos Pivari

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

3 COMENTÁRIOS

  1. Galera, tenho interesse em adquirir um ônibus antigo para transformar em um motorhome. Pergunto: Existe alguma legislação que determine o ano deste veículo? Grato

  2. Olá, tenho interesse em adquirir uma van, para customizá-la e assim criar a minha moradia. É necessário passar pela troca de documentação para “motor-casa”?

  3. Gente eu tenho um trailer Karmann Ghia 380 ele não tem documentos e nem recibo e também não tem marcação nenhuma no chassi o que eu devo fazer pra legalizar ele ? Quem souber me mande uma mensagem no zap (37)999078326

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!