A ducha portátil Camping Quechua possui um diferencial importante para as famosas “duchas solares” já conhecidas do mercado. Ela não precisa estar pendurada no alto para que a água desça por gravidade. O sistema de câmara pressurizada garante que a água saia com a pressão suficiente para o banho, mesmo que a bolsa do volume de água esteja no chão.

Um chuveiro solar de camping não possui grandes segredos. Geralmente se trata de uma bolsa que armazena água. A cor escura serve para absorver os raios solares a fim de esquentar a água do banho que será direcionada por uma mangueira com uma ducha na ponta. Basicamente a ducha portátil Quechua possui este funcionamento, mas com alguns diferenciais que facilitam o uso.

A ducha possui uma bolsa que não somente segura a água, como também permite a sua pressurização. Já neste quesito podemos enxergar uma segurança maior ao longo dos tempos de que a mesma não furará tão fácil. Seu principal diferencial está exatamente no sistema de pressurização. Após abastecer a água com seus 8L de capacidade, rosqueia-se a tampa e bombeia-se o cilindro de 25 a 30 vezes. Isto faz com que haja uma pressurização no interior e garanta uma ducha caudalosa seja onde estiver posicionada a bolsa. Geralmente as duchas do mercado necessitam estar penduradas em nível mais alto que a do corpo para que a água desça por gravidade e isto se torna muito incômodo, o que não acontece com a da Quechua. De qualquer forma, o produto possui alça para ser pendurada, se quiser.

Além dos quesitos acima a bolsa ainda conta com um termômetro que marca a temperatura da água interna já integrado no produto. Para evitar um estouro no momento da desmontagem da ducha, ela possui uma válvula de sangramento do ar comprimido. Ao terminar o banho, pode-se retirar a pressão interna, abrir a parte superior para se retirar o restante da água ou enchê-la novamente.

A ducha em si possui uma mangueira que se acopla em um “engate rápido”, fácil de ser engatado e desengatado. A mangueira é transparente e a ducha de mão é de ótima qualidade, mas pecou em não possuir uma trava para deixá-la aberta. Ela possui uma alça que pode ser pendurada em alguma árvore ou na própria cabine de banho da Quechua, mas acaba não dando a opção de um banho com as duas mãos livres.

Outro ponto recorrente dos produtos da marca é a falta de um manual de instruções. Neste caso existe apenas duas fotos na embalagem de transporte que não elucidam o primeiro uso. A dificuldade maior foi achar o local exato de desrosquear a tampa para o abastecimento da água, além de algumas outras peculiaridades menos vitais. O produto acompanha um kit de reparo da bolsa e também alguns anéis de vedação.

Alguns testes: Não é somente para banho que pode servir a ducha. Ela serve muito bem para ter no carro para lavar as mãos em uma aventura ou trabalho ou mesmo para tirar a areia da praia. Pode ser usada como fonte de água na cozinha do camping e até mesmo dentro de casa para dar banho em crianças ou idosos em locais distantes do banheiro. Não sabemos se é aconselhável, mas testamos o aquecimento forçado com um ebulidor (rabo quente) elétrico 110V/220V ou até mesmo 12V para o  caso de ausência de sol ou tempo, porém cuidamos para o equipamento não encostar nas paredes da bolsa e também não esquentar demais. Em poucos minutos tivemos água quente. Este processo também poderia ser aplicado em recipiente externo mesmo sobre o fogareiro a gás, sendo depois de quente, abastecida a água para a bolsa.

Vantagens: Pressurização, podendo deixá-la no chão. Termômetro Incorporado. Válvula para desinflar e não estourar.

Desvantagens: Falta opção de travar a ducha aberta; Falta de Instruções Claras; 8L pode ser pouco para 2 pessoas, necessitando de uma para cada, apesar do produto indicar volume para até 3 banhos.

DUCHA PORTÁTIL CAMPING QUECHUA

VANTAGENS

Pressurização

Pode ser utilizada com o reservatório no chão

Termômetro incorporado

Válvula para desinflar

DESVANTAGENS

Falta opção para travar a ducha aberta

Falta manual de instruções, com instruções claras de uso

8 L pode ser pouco para duas pessoas, necessitando uma para cada pessoa, apesar de o produto indicar volume para até 3 banhos

DADOS FORNECIDOS PELO FABRICANTE

Capacidade

8 L

Peso

900 g

Estabilidade

Fundo rígido

* Produto cedido pela Decathlon para avaliações e análises MaCamp.


 
 
 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”