Equipamentos essênciais para camping - Não saia de casa sem eles.
 

Confira a interessante postagem do blog ViagemDeBarraca sobre o que não pode faltar na tralha. Aproveite e navegue no restante do blog que contém muitas informações sobre a prática do campismo.

 

Marcos Pivari

Férias de verão chegando e você quer acampar, mas, não sabe por onde começar.

Vou tentar ajudar com uma dica de 10 equipamentos que são essênciais na hora de erguer seu acampamento. Vou dar apenas algumas dicas sobre cada equipamento, caso você queira um check-list completo, recomendo o do casal Luis e Joana do site O Campista.

Vamos então ao que interessa:

1. Barraca

Hoje em dia existem barracas para todos os gostos e todos os bolsos, então, antes de adiquirir uma vale a pena avaliar como, onde e com que frequência você pretente utilizá-la.
Evite comprar em hipermercados, pois normalmente são importadas direto da China e com o mesmo valor você consegue comprar um produto nacional, com garantia e suporte pós-venda.
Também prefira os modelos em que o sobreteto cubra totalmente a barraca e com coluna d’água de pelo menos 1000mm que dão conta do recado na chuva.

2. Colchão/Colchonete/Saco de dormir

Se você quer conforto, o colchão inflável é a melhor solução. Esse pode ser comprado sem medo nos hipermercados, mas, não esqueça de checar se ele possui inflador embutido ou comprado separadamente.
Colchonetes são mais leves, porém, pouco confortáveis. A dica é utilizar 2 deles para aumentar o conforto.
Uma boa dica para não levar aquele monte de cobertor são os sacos de dormir. Compre em uma loja especializada pois são feitos para diferentes climas.
Não esqueça também que a umidade (e o frio) vem do solo, para diminuir forre o chão, dentro da barraca com isolante térmico ou em último caso papelão.

3. Fogareiro

São várias as opções de modelos e combustível e nesse caso vale a pena pensar na segurança. Recomendo os que utilizam cartuchos TekGás  230g são leves, práticos. Além disso são seguros pois não oferecem risco de vazamento e podem ter o cartucho removido quando não estiver em uso.
Regra básica: NUNCA ACENDA O FOGAREIRO DENTRO DA BARRACA, além do risco de fogo, existe o risco de asfixia.

4. Luminária/Lanterna

Luminárias com combustível (tipo lampiões à gás ou querosene) nem pensar. Aproveite as luminárias e lanternas de led que além de iluminarem melhor e sem riscos, gastam pouca pilha e duram “praticamente para sempre”. Alguns modelos são recarregáveis, inclusive com luz solar.
O interessante é ter pelo menos uma luminária para dentro da barraca e também uma lenterna reserva sempre ao alçance das mãos.

5. Caixa Térmica/Cooler/Bolsa Térmica

Esses equipamentos também tem uma variedade enorme. As caixas podem ser usadas como uma baqueta de apoio, as bolsas são mais leves e ocupam menos espaço quando vazias, os coolers mantem a temperatura por um pouco mais de tempo. A dica é ter pelo menos duas, uma para bebidas, que costuma ser aberta mais vezes, por isso vai esquentar mais rápido, e outra para os demais alimentos.

 6. Extensão Elétrica

Item essêncial num acampamento. Quando possível se informe antes sobre os pontos de energia para saber qual comprimento de extensão irá precisar. Você pode ter duas delas, uma pequena (até 10m) e outra maior (pelo menos com 30m). Uma dica é comprar em casas de materiais elétricos pois são feitas na hora, do tamanho que você desejar e você pode pedir uma régua de várias tomadas na ponta. Não esqueça de se informar sobre a voltagem no camping.

7. Canivete Multifunção

Um dos equipamentos que carrego sempre comigo. É um quebra galho para muitas tarefas. O mais importante para um camping é que você tenha lâmina, serra, tesoura, abridor de latas, abridor de garrafas e saca rolhas. Um canivete de 11 funções é barato e resolve a maioria das tarefas.

8. Silver Tape

Outro equipamento coringa. Pode ser a salvação para consertar alguma parte rasgada da barraca, o furo no colchão de ar, uma vareta quebrada, o tenis furado, etc. Silver Tape é mais ou menos como Bombril, mil e uma utilidades.

9. Protetor Solar/Repelente

Use protetor solar. Ainda mais em dias de verão. E a noite um bom repelente pra manter os mosquitos longe enquanto você aprecia o céu estrelado do lado de fora da barraca. Falando em insetos, deixe sempre sua barraca bem fechada para evitá-los na hora de dormir.

10. Kit de Primeiros Socorros

É verdade que não queremos nenhum acidente, mas vai que… Para isso monte um kit para curativos com gaze, band-aid, faixa, esparadrapo e anti-séptico (methiolate), e também com comprimidos para dor de cabeça, febre, enjoo, e antialérgico. E claro que se o sintomas persistirem ou o machucado for grave, não esqueça de procurar um médico assim que possível.

Parece muita coisa, mas fique tranquilo. O que não pode faltar é alegria, disposição e boas companhias.
Lembre-se de pedir ajuda caso precise uma regra no campinismo e sempre estar pronto pra ajudar outros campiastas.

Boas viagens!
José Hamilton Firmo

 

fonte: http://viagemembarraca.blogspot.com.br/2012/11/equipamentos-essenciais-para-camping.html

 


 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."