Escolhendo um Camping
 

Primeiramente será necessário você escolher um camping para o seu primeiro acampamento. Mas antes de tudo é preciso entender bem a filosofia da prática.

Agora chegou a hora de encarar o fator “custo” para o acampamento, já que todos os campings particulares cobram taxas de hospedagem que podem ser “diárias” ou “Pernoites”. Nos últimos anos os preços dos campings cresceram relativamente e é muito comum a comparação entre o preço do camping e de pousadas simples. O verdadeiro campista de alma tem o campismo como ESTILO DE VIDA e não como forma barata de turismo. Uma pessoa que adora acampar paga até mais do que o valor de uma pousada para aproveitar as maravilhas que o campismo oferece. Não será nossa meta aqui a discussão deste assunto, mas sim a exposição desta filosofia.

Para escolher um camping você consultará o nosso GUIA DE CAMPINGS, mas antes…

Primeiramente você deverá escolher se o destino será o interior ou litoral. Estude as características das épocas do ano para cada região brasileira. Por exemplo, sabemos que o litoral na região Sul é procurado praticamente na temporada de verão, dado o inverno rigoroso. Já no sudeste, o verão é muito atingido pelas chuvas repentinas no litoral e mesmo no inverno a praia é bastante procurada. Leve também em consideração o feriado e suas frequências e para o primeiro acampamento procure escolher um camping que não fique lotado, que não sofra com chuvas tempestuosas ou até mesmo evite campings vazios. Com o tempo e experiência você estará pronto para curtir uma acampada enfrentando todas as adversidades.

Um camping bem estruturado, com segurança e opções de lazer vão muito bem nos locais de interior. Os campings do litoral já possuem características diferentes, tendo a proximidade da praia como fator preponderante. Escolha um camping bem recomendado que atenda suas necessidades e desejos. Fique atento ao acesso do tipo de transporte que você utilizará. Caso algum camping lhe agrade muito, mas você não possui veículo próprio e o ônibus não chega tão perto, não deixe de perguntar por telefone se algum responsável não poderia ceder uma carona de translado do ponto mais próximo ao camping. Isto não é incomum.

Atente para o nível de sossego que você buscará e ao tipo de data que realizará este acampamento. Consulte as avaliações e comentários em nosso guia para se certificar de que coisas desagradáveis não façam parte de sua primeira aventura. Seja zeloso com ruídos. No camping há de se dar preferência ao som da natureza e o respeito aos demais campistas.

SEMPRE certifique-se do funcionamento do camping entrando em contato antes.

Agora sim você poderá escolher seu camping em nosso GUIA DE CAMPINGS.

PRÓXIMO PASSO > Planejamento da Viagem

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Theo Westarb

    Sempre, sempre ligue para o camping e pergunte se aceita animais de estimação, você não vai querer chegar em um camping depois de horas de estrada e descobrir que o seu pet não pode entrar ou, no meu caso, que não curto pets, o local está lotado de cães fazendo algazarra.