Esquema Elétrico
 

Comumente os caravanistas pesquisam e procuram profissionais para conseguir os ESQUEMAS ELÉTRICOS de seus trailers e motor homes. A verdade é que cada fabricante, cada modelo e cada época se utilizavam esquemas diferentes de elétrica. Podemos as vezes generalizar esquemas elétricos dos veículos de recreação das fábricas Turiscar e Karmann Ghia, mas mesmo estas já apresentavam tanto distinções de acordo com o modelo ou ano de fabricação, como também uma simplicidade muito grande nas unidades antigas.

Com o passar dos anos muitos aparelhos elétricos e eletrônicos passaram a fazer parte da vida do ser humano e este consumo também subiu. Portanto ao se procurar um sistema elétrico para substituir ou até reparar um trailer ou motor home que não mais é fabricado, deve-se primeiro pensar em modernizá-lo. Daí pode-se dispensar o tal “esquema elétrico” original que tão raro se configura pelos arquivos particulares da vida.

Primeiramente deve-se projetar um sistema elétrico específico de acordo com as necessidades de cada caso. Este artigo em especial trata apenas de uma ideia-conceito de como formar um sistema elétrico de um trailer ou motor home a partir de equipamentos tanto novos quanto velhos e tanto modernos quanto rudimentares. Não será tratado aqui dos específicos e modernos conversores comercializados atualmente e montados nos veículos novos.

Características:

ESTABILIZADOR AUTOMÁTICO FULL RANGE: O estabilizador alimenta tudo menos o ar condicionado, aquecedores e outros equipamentos pesados e motorizados. Com ele não se preocupa com a voltagem do camping. De 80V a 260V ele sempre libera 115V na saída automaticamente.

CONVERSOR ORIGINAL: Aparelhos antigos presentes nos trailers, muitos com chave seletora de voltagem 110V/220V, seletor de estabilização manual e também saída 12V para carga de bateria e carga da mesma. Este poderá servir os equipamentos mais pesados e motorizados desde que sua potência seja suficiente para eles. O aparelho também poderá ser usado para carregador de bateria de reserva, no caso da queima do principal.

TRANSFORMADOR: Geralmente apelidado de “TRAFO”, transforma 220V em 110V e vice versa. Este poderá ser usado como apoio, reserva ou mesmo para sua função principal de transformação. No caso da voltagem externa do camping estiver abaixo do mínimo exigido pelo estabilizador eletrônico (abaixo dos 80V) o transformador poderá ser ligado antes do mesmo, dobrando a voltagem para 160V, onde os equipamentos já citados poderão ter capacidade para regular a saída 115V.

CARREGADOR INTELIGENTE: Carregador de bateria que regula a intensidade de corrente na medida certa que a bateria necessita, aumentando sua vida útil. Quando Full Range, também pode ser ligado em qualquer voltagem e é inteligente, flutuando a carga para proteger a bateria. Caso este venha pifar, podemos usar o carregador (não inteligente) do conversor original como BackUp.

BATERIA ESTACIONÁRIA: A Bateria “ESTACIONÁRIA” (Evite utilizar a veicular) alimentará todo o circuito 12V que funciona em sistema de “nobreak” – quando acaba a luz externa tudo permanece igual. (Há quem não goste deste sistema quando o carregador bate os 13,8V podendo resultar na queima de alguns aparelhos – Neste caso isole a bateria e utilize uma fonte 12V para alimentar o trailer)

INVERSOR: Aparelho que transforma 12V em 110V ou 220V para alimentar geladeiras e outros eletrodomésticos aC.

Marcos Pivari

OBS: O esquema apresentado acima é conceitual e deverá ser projetado por um profissional competente.

 

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CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."
  • Cezar

    Boa tarde galera !! Tenho um KC 330 Tangará. O sistema elétrico interno foi refeito, porém só funciona conectando a extensão em uma tomada externa de 127 v. Estou pensando em colocar um estabilizador para não ter problemas com potência diversa dá utilizada. O que acham??

  • Cezar

    Boa tarde galera !! Tenho um KC 330 Tangará https://uploads.disquscdn.com/images/ce6e2b9a8cd884b7cd349c24d0877bbbff47ac4368b3c97f51f20275aa7b159e.jpg . O sistema elétrico interno foi refeito, porém só funciona conectando a extensão em uma tomada externa de 127 v. Estou pensando em colocar um estabilizador para não ter problemas com potência diversa dá utilizada. O que acham??

  • Cezar

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