Estatísticas Apontam Uso de Motor Home no Turismo Brasileiro
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Como todos sabemos, o campismo não possui estatísticas oficiais e nem concretas sobre a prática no Brasil, mas o Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem do Ministério do Turismo apontou motor homes, além de carros, motos e bicicletas em seus números. Confira abaixo:

Turistas de Salvador devem usar cada vez mais motos, bicicletas e motor home para turismo

Para 28,9% esses serão os meios de transporte paras as viagens dos próximos seis meses, de acordo com estudo do Ministério do Turismo

Os soteropolitanos deverão usar cada vez mais a motocicleta, bicicleta e motor home como meio de transporte em suas próximas viagens. Dos turistas que demonstraram interesse em viajar nos próximos seis meses, 28,9% optaram por transportes menos convencionais. O índice é o maior entre as sete capitais brasileiras acompanhadas pelo Estudo de Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo. O número é 27 pontos percentuais maior que o observado em relação a novembro de 2014. Para 39,1% a viagem deverá ser feita de avião e para 32% o carro foi o transporte escolhido.

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Outro indicador que apresentou um crescimento importante entre os turistas da capital baiana foi a preferência por hospedagem em residências próprias – turistas que possuem casas em outros municípios. A pesquisa mostrou que a escolha que 17,7% dos soteropolitanos escolheram essa hospedagem para as próximas viagens, enquanto em novembro de 2014, o número foi de 1,76%.

SONDAGEM NACIONAL – Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais. O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

Brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas viagens

Em novembro, o índice foi 33% maior que o registrado no mesmo período de 2014, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

Os turistas brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas próximas viagens. A opção pelo meio de transporte cresceu 33% em novembro em comparação ao mesmo período de 2014, sendo a preferência de 37,4% dos ouvidos, ultrapassado apenas pelo avião, com 44,3%. O carro foi o meio de transporte preferido por 60,7% dos brasileiros com até 35 anos de idade. Os dados são do Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.

Os viajantes também deverão procurar cada vez mais hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Para 21,5% dos entrevistados que informaram ter a intenção de viajar nos próximos seis meses, essa deve ser a hospedagem escolhida. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.

Ainda segundo o estudo, entre os seis graus de escolaridade pesquisados, o grupo formado por pessoas sem instrução ou com o primeiro grau incompleto foram os que mais evoluíram na intenção de viajar, um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2014, atingindo a marca de 17,2%.

“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.


A preferência por destinos nacionais cresceu em relação a novembro de 2014, passando de 79,6% para 81,7%. No entanto, 4,5% dos entrevistados permanecem em dúvida sobre qual destino conhecer na próxima viagem.


O Nordeste continua sendo o local mais desejado pelos turistas, seguido por Sudeste e Sul. As regiões Centro-Oeste e Norte concentram, juntas, 7,4% da intenção de viagem.


O avião continua sendo o principal meio de transporte na hora de fazer uma viagem, mas o carro já aparece muito próximo em termo de preferência do viajante. Também merece destaque a escolha por motorhome, motos, bicicletas e navios que passou de 3,2% da preferência em novembro de 2014 para 6,1% no mesmo período de 2015.


Apesar de hotéis, pousadas, casas de amigos e/ou parentes ainda estarem no topo quando o assunto é escolher onde ficar, cada vez mais brasileiros optam por campings, albergues, programas Cama e Café, entre outros.


Os viajantes brasileiros ainda preferem fazer suas viagens acompanhados, mas o número de brasileiros que pretendem viajar sozinhos cresceu 27% em relação a novembro de 2014.


A família e os amigos continuam sendo as companhias preferidas para os roteiros turísticos. Os amigos foram escolhidos por 6,4% dos entrevistados.


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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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