Família Cenci em Sua Primeira Acampada com Rara Carreta-Barraca
 
Uma Carreta-Barraca rara dos anos 1970, uma família campista de alma e um sonho de conhecer Guaraqueçaba. A família de Ricardo Cenci realizou este feito e está aqui no MaCamp para contar a história.Confira seu relato e fotos ao lado. Em seu texto, alguns links sobre o município e camping estão referenciados via links do Guia MaCamp.

“Eu comprei essa carreta em julho de 2014, foi através de um anuncio da internet e quanto cheguei para vê-la foi uma grande surpresa. Uma carreta barraca marca Betania modelo travelite. Ela é igual a atual trabucar com duas camas suspensas, armários, avanço. Na internet não tem nenhum registro sobre ela talvez por ter sido fabricada em 1974. Paguei a bagatela de 2500 reais e a trouxe pra casa todo feliz pois estava realizando um sonho. Por quase 6 meses fiquei lambendo a cria até que chegou o dia de pegar estrada. Feito algumas pesquisas em família resolvemos ir para Guaraqueçaba-PR, uma cidadezinha linda no litoral do Estado de difícil acesso.


De Curitiba até lá são apenas 180 km porem 80 km são de estrada de terra com muitos buracos. depois de 6 horas de viagem chegamos na linda Guaraqueçaba. Ficamos acampados na pousada Chauá com uma estrutura simples para um campista. A pousada é ótima mas a área de camping é precária porem barata.


Conhecemos o comercio local e andamos pelas ruelas, a orla é maravilhosa com vista para os golfinhos. Fomos também na reserva Salto Morato que fica a 15 km da cidade. A cachoeira tem 70 metros de queda e a reserva é administrada pelo grupo Boticario com uma belíssima estrutura tanto na trilha com banheiros e placas de sinalização, quanto na área de camping dentro da reserva. O camping é mais no estilo selvagem porem com alguns confortos como churrasqueiras, banheiros, cozinha em uma área de mata. Ate tivemos o prazer da visita de um lagarto de mais ou menos um metro. Depois de 3 dias na pacata Guaraqueçaba partimos de volta para casa mas antes uma paradinha em Morretes para almoçar.


Acampamos na estrada da graciosa para fazer o almoço e tomar um refrescante banho de rio. A estrada da Graciosa como o nome já diz é uma belezura, centenária toda em pedra com o rio São João lhe acompanhando em todo percurso. Depois de algumas horas seguimos para Curitiba deslumbrados com as belezas da mãe natureza e todos felizes por concretizar esse sonho e realizar o primeiro acampamento com nossa carreta barraca Betania ano 1974. Marco obrigado por esse espaço, acompanho as matérias de macamp a  muito tempo e sempre sonhei em um dia poder também publicar minha matéria.

O macamp é uma excelente ferramenta para o campista e sempre alimentou meu sonho de ser campista de alma.”


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”