Publicidade:
 

Reportagem em Formato >> Memorial Turiscar

 

Publicidade:

 

Férias num Turiscar, nossa inesquecível experiência
Posso agora dizer — com conhecimento de causa — que viver num Turiscar não apresenta problemas de adaptação. Nossa primeira e inesquecível experiência apenas mostrou que um Turiscar nada tem de complicado.

Hoje, os trailers proporcionam tanto conforto como o que desfrutamos em nosso lar. Mesmo as pessoas mais exigentes se adaptam facilmente e acabam por se sentirem verdadeiros reis dentro da “casa rolante”.

Aqui vai o relato de nossa primeira viagem de férias, rebocando um trai-ler Turiscar. Os que o lerem talvez recebam algumas “dicas” que vão ajudar a tornar ainda mais agradável essa primeira e inesquecível experiência.

PARTINDO PARA AS FÉRIAS

O despertador toca: são cinco horas e vamos partir para as férias, pela primeira vez num trailer. A bagagem e a tralha já estão na porta de saída da casa, prontas para a “mudança” O carro e o trailer encontram-se estacionados em frente. O nosso Turiscar está preparado e acredito que faremos uma boa viagem.

É a primeira vez que vou rebocar um trailer. Não preciso dizer que me sinto excitado. Não é nervoso, não. Apenas estou ansioso para sentir o volante do automóvel. Procuro nada dar a perceber, enquanto minha mulher e as crianças se agitam, talvez ainda mais curiosas do que eu.

 

A divisão das tarefas é feita de acordo com o tradicional respeito aos sexos: o trabalho de carregador cabe a mim ‘porque sou o mais forte”; minha mulher se encarrega dos man-t ~entos e as crianças da tralha e dos brinquedos. À janela, os vizinhos acc~ipanham nossos movimentos com alguma curiosidade. Posso mesmo dizer, com alguma inveja. Afinal, não vamos partir para férias e, ainda por cima, com um Turiscar?

Tudo está pronto, de acordo com o manual de instruções do fabricante: janelas,

aberturas de ventilação e portas fechadas; carga presa e bem distribuída, cortinas abertas;

pressão dos pneus traseiros do carro aumentada em dois décimos; ninguém viajando dentro do trailer.

ACOPLAGEM, O INICIO

Agora a acoplagem. ‘Ainda fora do automóvel, minha mulhèr e as crianças assistem à manobra:

levanto os suportes do trailer, manobro à ré,

engato a lança de rebocamento, aciono os vários dispositivos de segurança e

ligo o sistema elétrico. Não gosto de me gabar, irias os meus movimentos são rápidos, seguros e precisos.

Tudo pronto e vamos partir. Enquanto a família entra no automóvel, saio por um momento e admiro o nosso Turiscar.

Puxa, como é bonito! Quem dirige sou eu, naturalmente. Sobre este ponto nem foi preciso discutir. Acho que minha mulher ia ficar nervosa.

Engreno a primeira e estou prestes a levantar o pedal da embreagem: auero sentir devagar como tudo vai e~:rar em movimento, deliciar-me com a arrancada!

Mas quando o faço, uma sacudida e o motor morre. Nova partida, desta .az acelerando mais: os pneus as-am. mais um solavanco e o motor oarado de novo.

C os meus companheiros: as =iças interrogam com o olhar, -: — nha mulher ri. Não compre-í~c: 3or que ela ri: “Você soltou o t : :e mão?” Fico irritado por um – -fito. Saio do carro com calma. 1.=-:: ^inha mulher se aproxima, : ;;arçar que estou examinan-: : ra do trailer, fingindo con a :_~ia coisa. A verdade é que — a esquecido de desbrecar o £ a sabe disso muito bem e ar eç-r como uma feminista. Não : o seu riso, e fico mais tran-qmtm ao inventar uma desculpa: “O r Mi ra carro ainda está frio…”
NA ESTRADA NENHUM PROBLEMA

Finalmente, partimos. Destino: a Rio-Santos que sabemos ter praias maravilhosas e lugares sansacionais Nosso carro se sai melhor do que eu esperava: em terreno plano mantém os 60/65 km/h sem muita pressão no acelerador.

Com vento contrário, aprendi que devo reduzir a marcha. Acho que seguimos na velocidade ideal. A sensação de guiar é agora mais emocionante, mas sem complicações.

Finalmente, posso entregar o volante à minha mulher. É claro que ela aceita com alegria: o que ela queria provar fica então provado — até uma mulher pode rebocar um Turiscar.

Chegamos ao camping durante a tarde. Passamos pela cidade que fervilha de gente: mulheres carregando sacolas de compras, crianças andando de bicicleta, jovens bronzeados que passeiam.

A entrada do camping recebemos os votos de boas vindas.

Sobre o telhado da recepção, vêem-se bandeirinhas de várias localidades. Ao fundo, junto à vegetação, situam-se os módulos para trailers. Nunca pensei que um camping fosse tão bonito e atraente. Como existem locais maravilhosos por esse Brasil!

Vários rapazes se aproximam: um quer vender um enorme peixe. Já estou antevendo refeições sensacionais. E logo vejo que estou no meu ambiente. Peixe é o prato que mais aprecio.

Chega o guarda-camping e pergunta-nos se preferimos estacionar no bosque ou mais perto da praia. Optamos pela praia. Ele sai de bicicleta e nós o seguimos pelo meio do camping. Vejo muita gente olhando o nosso trailer. Ele reluz ao sol, brilha como o meu orgulho de possuir um trailer.

Seguimos lentamente até uma pra-cinha. É ali o nosso módulo, indica o guarda-camping. Paro o carro e de-sengato o trailer, colocando-o no lugar certo com facilidade. Realmente, nosso Turiscar é muito prático.

Estamos na faixa “beira-mar” do camping. Pontos de água e de luz bem próximos e um jardim, maravilhoso, que nos garante muita privacidade.

Ouvimos o marulhar das pequenas ondas na areia. O sol parece uma bola de fogo e está prestes a esconder-se.

Agora só falta firmar o trailer sobre seus quatro suportes e deixá-lo perfeitamente horizontal para que a geladeira e o fogão funcionem bem.

Terminada esta operação cuido da

parte elétrica: estendo o cabo e go-o ao poste central. Tudo be-Ainda não escureceu e já temos no nosso Turiscar. Mas mesmo que não conseguisse a ligação, tínhe-: o recurso da bateria do automóve, o nosso Turiscar tem essa possia lidade.

Jantar frugal: chá, feito no fogão do trailer, bolachas, doce de abóbora e… cama. Os garotos, porém, não resistem e saem para fazer amizades. Pouco depois, chegam ao trailer acompanhados de outras crianças. Minha mulher já preparou as camas, e como estamos todos muito cansados não tardamos em deitar e apagar as luzes.

SENSAÇÃO INESQUECÍVEL

Você já dormiu alguma vez dentro de um Turiscar? Então deve ter experimentado a mesma sensação que eu: o luar entrando pela clarabóia ou filtrado pelas cortinas, um canto de mar, longos espaços de silêncio real, deliciante. E a gente com um ar leve de felicidade, ainda sem dormir, como que levitando suspenso numa estrela! É assim que adormecemos.

O PRIMEIRO DIA

A manhã seguinte traz o nosso primeiro dia de férias. O tempo está esplêndido, mar e sol suficientes para nos fazerem esquecer completamente a vida na cidade.

Começamos nossas tarefas sem perda de tempo.

Desfazer as camas e transformar nosso trailer numa agradável sala de estar leva apenas alguns instantes.

As crianças preferem sucos de frutas (gelados em nossa geladeira). Eu e minha mulher não dispensamos o café bem quentinho…

Em breve começamos a viver a plenitude de nossas férias. Enquanto os garotos correm pela praia com outras crianças, nós estabelecemos os primeiros contatos reais com o sol que mal víamos na cidade. Nada nos preocupa agora. O trailer está fechado e seguro. Nós, curtindo a melhor de todas as vidas.

E as refeições. Bem, no nosso Turiscar tínhamos tudo: fogão, gás, geladeira, utensílios, enlatados e se: mais o quê. Depois, sempre ha. pescadores chegando continuame à praia com belos peixes. Agora digam: se vocês estivessem – -como a nossa, com um be’c -à disposição, ficavam prec-c_;a: com a comida?

Ora! Foi isso mesmo a ceu conosco. Afina: e ~ primeiras e inesquecíveis fér^s • vendo num Turisca-
a grande festa do trailer

A grande festa do camping é o ano todo e a Turiscar é a grande festa do trailer. A primeira coisa em que você pensa quando viaja é nas acomodações. E precisa resolver o problema com antecedência. Por este motivo — e mais alguns que você vai descobrir ao ler estas páginas — é que cresce em milhares a cada ano o número de pessoas que optam pelo trailer, o cômodo apartamento que você coloca na praia ou na montanha e lhe garante, em qualquer época do ano, uma atraente e

confortável maneira de aproveitar seu lazer.    As fotos foram tiradas no Parque Zoológico

de Sapucaia do Sul, RS.

VILA RICA (para 6 a 8 pessoas)
0 trailer mais luxuoso da série, para 6 a 8 pessoas. Na parte dianteira, amplo dormitório com porta, que individualiza o ambiente, cama de 1,25x 1,90 m, criado-mudo, armário com espelho e cortinas nas janelas.

Na outra extremidade, saleta em C com mesa e conjunto estofado que se transforma numa outra cama de casal (1.4 0x 2,24 m). Possui ainda duas beliches de 0,55 x 1,80 m. Armários suspensos, baús, gaveteiros e tulhas internas e externas. Reservatório para 173 litros e 18 litros de água quente. Janelas em acrílico com desenho e moldagem exclusivos. Torneiras de design atualizado e dotadas de interruptores de micromovimento que ligam a bomba automaticamente, ao serem abertas. Toldo de enrolar na lateral externa.

Cozinha com fogão de quatro bocas, forno iluminado e pia em aço inoxidável. Espaçosa geladeira a gás e eletricidade (110 V) para 135 litros, com freezer em separado. Mesa e cadeiras.

Amplo banheiro de luxo com box e lavatório em fibra

de vidro, WC químico, chuveiro automático tipo telefone com água pressurizada automaticamente e console.

Carroceria monobloco e assoalho naval à prova de água, totalmente indeformáveis e à prova de torção. Madeira de louro e conjuntos elétricos independentes de 12, 110 e 220 V. Sistemas de iluminação e luzes externas. Engate automático. Chassi Hahn, com dois eixos, de chapa dupla de aço e tratamento contra ferrugem. Lança zincada. Suspensão sistema Porsche, com barras de torção de aço e amortecedores. Freio hidráulico inercial com amortecedor.

Dimensões: comprimento, 7 m; largura, 2,30 m; altura, 1,93 m; peso, 1.480 kg.

Motor-home de luxo para 4 a 6 pessoas. Pode ser montado sobre chassi Ford F-100, Chevrolet C-15, Toyota Diesel ou similares.

Possui duas camas de casal: uma delas sobre a cabina (1,30 x 1,96 m) e outra através de dois sofás, além de beliches opcionais. Mesa, armários suspensos, roupeiros, tulhas internas e externas. Torneiras com manoplas de design atualizado e interruptores de movimento que — ao simples ato de abrir — Fgam automaticamente a bomba de água.

Cozinha com fogão de três bocas, pia em aço inoxidável e gaveteiro. Espaçosa geladeira de 135 litros a gás e eletricidade (110 V), com freezer separado.

Amplo banheiro com box monobloco e lavatório em fibra de vidro, WC químico, chuveiro tipo telefone com água pressurizada. Clarabóia e cortinas.

Construção completamente indeformável, em monobloco, assoalho naval à prova de água e madeira de louro, formando uma única unidade com a cabina. Bancos individuais reclinâveis e interior das portas revestidos de camurça. Janelas basculantes em acrílico, com novo modelo e moldagem exclusivos. Conjuntos elétricos independentes de 12,110 e 220 V. Sistemas de iluminação e luzes externas.

Dimensões: comprimento, 6,50 m; largura, 2,03 m; altura, 2,65 m; peso, 2.600 kg.

Motor-home monobloco com frente de fibra de vidro. Modelo esportivo e aerodinâmico. Montado sobre chassi Mercedes 608-D. Possui mesa, dois sofás, duas poltronas e duas camas de casal: uma fixa na parte posterior (no dormitório com porta que divide e individualiza o ambiente) e outra no lado esquerdo (medindo 1,15 x 1,90m), além do beliche solteiro no lado direito e um criado mudo. Capacidade para 6 pessoas, tulhas internas e externas, baús, gavetas e armários. Torneiras com manoplas de design atualizado e interruptores de micromovimento que ligam automaticamente a bomba de água ao serem abertas.

Cozinha com fogão de 4 bocas, forno iluminado, pia de aço inoxidável e gaveteiro. Espaçosa geladeira de 192 litros a gás ou eletricidade (110 Volts). Freezer separado. Reservatório d’água p/240 litros, além de 18 litros no sistema de água quente.

Banheiro amplo e box monobloco em fibra de vidro, WC químico (opcional Eletra Magic, com Holding Tank), lavatório, chuveiro tipo telefone e console. Água pressurizada.

Janelas de acrílico, basculantes, com modelo e moldagem exclusivos. Clarabóias e cortinas. Madeira de louro. Carroceria monobloco e assoalho naval à prova de água, totalmente indeformável e à prova de torção formando uma unidade com a cabine que possui dois bancos reclinâveis anatômicos. Painel com ótima visibilidade e acesso aos comandos. Revestido com camurça marrom. Conjuntos elétricos de 12, 110 e 220 V. Sistemas de iluminação e luzes externas.

Dimensões: comprimento 8,50m; largura 2,30m; altura 2,82m; peso 4.200 kg.

Com acomodações para4a6pessoas.Possuiquarto

de casal independente na frente e conjunto estofado na parte posterior, propiciando duas camas de casal (1,25 x 2,14 m e 1,41 x 2,15 m), além de criado-mudo.

Suas luxuosas instalações oferecem sala em U (“sitz gruppe”) para roda de amigos, amplo guarda-roupa, armários, baús e tulhas internas e externas.

Janelas com desenho e moldagem exclusivos em acrilico. Toldo de enrolar fixado na lateral externa.

MOTOR-HOME MONOBLOCO
Cozinha com mesa, fogão de três bocas, forno iluminado e pia em aço inoxidável. Torneiras com manoplas de design atualizado e interruptores de micromovimento que — ao serem abertos — ligam a bomba de água automaticamente. Reservatório com capacidade para 173 litros. Aquecimento e misturador opcionais. Espaçosa geladeira a gás e eletricidade (110 V) para

135 litros e freezerem separado

Amplo banheiro monobloco e box em fibra de vidro. Sistema de água pressurizada com lavatório, WC químico, chuveiro tipo telefone e console.

Conjuntos elétricos independentes de 12,110 ou 220 V. Carroceria monobloco e madeira de louro, totalmente indeformável e à prova de torção. Assoalho naval à prova de água. Chassi Hahn de dois eixos, chapa dupla de aço e proteção contra ferrugem. Lança zincada. Engate automático. Suspensão sistema Porsche, com barras de torção de aço e amortecedores. Freio inercial hidráulico com amortecedor. Sistemas de iluminação e luzes externas.

Dimensões: comprimento, 5,72 m; largura, 2,20 m; altura, 1,93 m; peso, 1.130 kg.

 

 

Revendedores de trailers Turiscar
É irresistível a possibilidade de ter uma casa móvel, que à nossa vontade transportamos, transferimos de um lugar a outro. Especialmente para pessoas sensíveis, que vêem com os olhos do espírito as coisas da natureza.

O trailer Turiscar nasceu dessa necessidade. Em 1964. Quando Pedro Scheid, homem ligado à vida esportiva e ao ar livre, construiu em Novo Hamburgo (RS) e apresentou no Salão do Automóvel, em São Paulo, aquilo que seria o primeiro desses veículos fa-

bricado no Brasil e na América do Sul. A isso se chama pioneirismo. À ousada iniciativa, nesses 15 anos de trabalho, aliou-se o crescimento da empresa — a tal ponto que hoje a Turiscar está caracterizada como a maior fábrica de trailers do continente. E a mais tradicional, com conceito e respeito no mundo todo, como exportadora que é.

Seus modelos possuem acabamento artesanal. São monoblocos indeformáveis, com isolamento térmico e materiais externos à prova de ferrugem. O assoalho em 12

camadas protege o veículo contra a água; as janelas são resistentes e dotadas de grande visibilidade e fechos de ação positiva; os móveis são fixos no corpo da carroçaria.

Os especialistas da Turiscar e a técnica alcançada ao longo de todos esses anos permitem que a empresa coloque no mercado o tipo ade quado de trailer para as condi ções especiais brasileiras — características próprias da sua rede rodoviária, de seu •clima e das preferências de um público exigente.
BAHIA

SANAVE S/A – NACIONAL DE VEÍCULOS

Rua Mário Leal Ferreira, 500 Fone: 244-2622 SALVADOR – BA.

DISTRITO FEDERAL

TRIANON TRAILER DE BRASÍLIA LTDA. Av. W-3 CRN – 714 – Bloco D – Loja 63 Fone: 273-5479 BRASÍLIA DF

CHILE

TURISCAR DEL CHILE Av. Marathon, 3261 Quilim 1740 Fone: 23-2773 SANTIAGO CHILE

ESPIRITO SANTO

L ROCHA REPRESENTAÇÕES Av Princesa Isabel, 6 – sala 1603 VITÓRIA – ES.

= MÃOS PIANNA LTDA Rua General Osório, 147 Fone 223-1252 VITÓRIA – ES

GOIÁS

– = LSA COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA. P ;a Cívica, 500 – Centro

225-6213 GOIÂNIA – GO.

MARANHÃO

HAPMS & CIA. LTDA.
Praça Gonçalves Dias, 301 Fone: 222-0924 SÃO LUIZ – MA.

MINAS GERAIS

POSTO TRIANON LTDA. Av. Teresa Cristina, 820 Fone: 462-1402 BELO HORIZONTE – MG.

PARAÍBA

GRAN MOTO CAMPINA GRANDE MOTORES LTDA.

Rua João Suassuna, 703 – Centro Fone: 321-5108 CAMPINA GRANDE – PB

PARANÁ

APTA – LOCAÇÃO DE VEÍCULOS E REPRESENTAÇÕES COMERCIAIS LTDA Rua Chile, 1284 – Fone: 22-5647 CURITIBA – PR.

SUL TRAILER – COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA. Rua Marechal Floriano, 6933 Bairro Boqueirão – Fone: 76-1743 CURITIBA PR.

NASSER – ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA. Av. Dr. Vicente Machado, 133 Fone: 24-2522 CURITIBA PR.

PERNAMBUCO

S/A. – AUTO ELÉTRICA – SAEL Av. Cruz Cabugá, 165 Fone: 31-4383 RECIFE – PE

RIO GRANDE DO NORTE

POTIGUAR VEÍCULOS LTDA. Av. Senador Salgado Filho, 1848
Lagoa Nova – Fone: 31 -2900 NATAL – RN.

RIO GRANDE DO SUL

J. H. SANTOS /A COMÉRCIO E INDÚSTRIA Rua Wenceslau Escobar, 980 Fone 49-4244 Rua Assis Brasil, 7400 Sarandi

PORTO ALEGRE RS,

RIO DE JANEIRO

TRANSTRAILER COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA. Rua Visconde de Abaeté, 100 Vila Isabel – Fone: 268-4388 RIO DE JANEIRO RJ.

TURISTRAILER COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA Rua México. 74 – conjs. 307/308 Fone: 231-3700 RIO DE JANEIRO – RJ.

UNIÃO

DOS REVENDEDORES LTDA. Rua São Clemente, 298 Fone: 226-2054 RIO DE JANEIRO RJ.

SÃO PAULO

ADVEMCO COMERCIAL DE VEÍCULOS LTDA Rua Caravelas, 233 Vila Mariana – Fone: 70-6900 SÃO PAULO – SP.

CAMPINGMOBIL -INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTD/ Rua Machado de Assis, 1260 Campo Belo – Fone: 240-786 SÃO PAULO SP.

Guia de Camp —
‘I

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!