Estes acessórios são muito práticos para quem utiliza colchões de ar para barracas ou botes e infláveis para piscina.

A atenção que daremos para este item será direcionada para o uso em colchões infláveis para camping.

Existem no mercado colchões que já vêm com inflador de pé incorporado, mas o preço é mais elevado e a eficiência do dispositivo é menor do que a dos outros tipos.
É importante escolher bem uma bomba infladora, pois encher um colchão de ar no peito, é muito demorado e trabalhoso.

O fole mais simples é o de pé. Este é sempre importante você ter, pois mesmo tendo as bombas elétricas que iremos apresentar a seguir, estas podem não contar com a energia necessária. A bomba de pé, além de segura, serve para reforçar a pressão interna do colchão que não é fácil de ser conseguida com os infladores elétricos.

A maioria dos infladores, elétricos ou não, contam com três bicos diferentes, para adaptarem-se a um leque maior de opções de válvulas encontradas nos infláveis. Prefira estes tipos na aquisição.

Tipo mais simples. (Não desinfla)
Este modelo infla tanto levantando quanto abaixando a alavanca. (Não desinfla)
Este é o modelo mais comum e eficiente. Pode ser de 3L ou 5L e infla e desinfla o colchão. (importantíssimo)
Consultar acessórios-colchões infláveis

Dos foles elétricos, existem 3 tipos. O que diferencia é a energia utilizada:
Este tipo de fole funciona na rede elétrica (110/220V) e infla o colchão em poucos minutos. Dê sempre preferência para a válvula de maior raio de abertura para inflar o colchão. Após o colchão já ter ganhado o “formato” de cheio, utilize a válvula pequena para dar a pressão desejada ao colchão. Para maiores informações sobre como inflar corretamente o seu colchão, acesse nossa página de acessórios – Colchões infáveis.
Este tipo de inflador, só poderá ser utilizado em campings que ofereçam um terminal de eletricidade para o equipamento.


Este modelo apresenta os três tipos de bicos para válvulas diferentes.

É necessário uma tomada de eletricidade para o funcionamento.

Este outro modelo de inflador funciona no isqueiro do carro, com 12 Volts e é importante ter o fio comprido para alcançar até onde tiver o colchão. Ele é uma ótima opção para quem viaja de carro e em campings selvagens ou que não ofereçam luz elétrica.

Uma grande vantagem sobre a bomba mostrada anteriormente, é que esta pode ser conectada a um adaptador de 110/220V para 12V, como mostrado na figura abaixo.


Assim você fica com três opções de energia elétrica (110V, 220V e 12V)

Inflador elétrico 12V

·         Infla e desinfla em poucos minutos.
·         Pode ser acoplado a um adaptador para rede elétrica.

Existem tipos que funcionam da mesma forma que os outros, só que com pilhas. Alguns podem ser recarregáveis e com adaptadores para serem carregados na tomada. Ideal para quem não possui veículo ou é adepto do “camping selvagem”, onde não há energia elétrica.

Faça a escolha certa para o seu tipo de acampamento. Evite dores de cabeça e boa sorte…

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”