A barraca Forclaz faz parte de uma gama de produtos a princípio desenhado para o campismo de aventura: Barraca compacta, leve e com desenho aerodinâmico que dispensa grandes dimensões internas e boa altura em detrimento de seu uso essencialmente noturno para descanso. Busca praticidade na montagem e volume compacto e leve para o transporte. No caso do modelo analisado parece não atender com grande exatidão esta premissa, mas pode ser uma ótima opção para perfis específicos de campistas.

Uma barraca feita para ser leve, prática e compacta a princípio não parece fazer muito sentido ser para três pessoas. Porém podemos encará-la como uma opção mais “folgada” para duas. O perfil de uso é mais indicado para essencialmente dormida, mas pode ser facilmente aplicado em acampamento familiar quando há composição de ambientes externos onde a barraca apenas serve como dormitório. Muito indicada também para acampadas rápidas ou para aplicação em locais de muita chuva e vento, pois ela ainda resguarda características positivas para este perfil.

Portanto no quesito essencialmente de “campismo de aventura” em trilhas e montanhismo nem entraremos muito a fundo, pois entendemos que quem busca tecnicamente uma barraca para este fim acabará não considerando um modelo de 3 pessoas com peso de 4.3 kg.

Dentro do perfil campista onde ela pode se encaixar, seu formato pode atender muito bem por suas dimensões compactas quando montada. A grande inclinação do sobreteto entre uma vareta e outra (as únicas duas que a compõe) não só garante uma boa resistência aerodinâmica aos ventos como também ajuda muito com o escorrimento da água da chuva, aliado ao já conhecido potencial de impermeabilização da Quechua. Outro ponto positivo é o recuo do sobreteto em relação ao dormitório, inicialmente feito para abrigar a mochila e as botas da chuva que ainda pode proporcionar uma melhor proteção de micro infiltrações e até mesmo da condensação na hora da tormenta. O ponto negativo para o uso familiar fica a cargo do dormitório não ficar protegido da chuva quando o teto da “varanda” estiver recolhido. Até dá para projetar as portas para a frente com cordas ou polos extras, mas vai parar água ali. Ela possui bons mosquiteiros nas laterais das duas portas de acesso que aliados ao recuo protegido pode garantir uma boa ventilação.

A barraca foi concebida para o dormitório já ficar preso ao sobreteto e ser armado junto na montagem. Apesar desta facilidade, o campista pode sim fazer esta desconexão via botões de encaixe bem práticos. A montagem é simples tendo as bainhas externas para garantir a montagem unificada. Para facilitar o processo, as bainhas são parciais para a fácil introdução das varetas, sendo complementadas por grampos nas laterais. São apenas duas varetas paralelas, uma grande outra pequena e a sustentação final se dará pela esticada das cordinhas. Esta barraca não pode ser montada sem as cordinhas como muita gente gosta de fazer (erroneamente) nas iglus. Esqueça ela se for usar para montar dentro de casa ou pavilhões de eventos. O sobreteto possui uma abrangência muito boa sendo bem encostado no chão evitando entrada de água, sujeira e dificultando alguns animais.

No seu interior, o piso típico de barracas iglu garante comodidade e isolamento ótimos pro campismo familiar. As duas portas possuem boa área de mosquiteiro que garantem ótima ventilação no verão, mas a ausência de fechamento acaba deixando a barraca como péssima opção a frio extremo. Nas pontas da barraca existem pontos de ventilação no sobreteto, isoladas com mosquiteiros e abrigadas da chuva. Esta ventilação é específica para o sobreteto. Na ponta mais baixa, a ventilação acaba tendo efeito de circulação de ar cruzada que garante boa exaustão de calor – mais um motivo para ser ideal apenas para o verão, já que estes pontos não podem ser fechados. Os mimos internos ficam por conta dos dois porta-objetos feitos em tela e do ganchinho plástico no cocuruto para pendurar a iluminação. A porta é bastante ampla não dificultando a entrada de um colchão já inflado e seu recolhimento se dá de forma superior, podendo também ser considerado lateral já que tem formato triangular.

A barraca possui alguns elementos de “capricho” que dão satisfação ao campista. Zíperes de abertura dupla, velcros complementares nos fechamentos, esticadores plásticos com fitas na ancoragem do dormitório, presilhas plásticas para recolher as portas abertas e fixadores dos espeques em cintas que ajudam na durabilidade da barraca e permitem que se “force” mais na esticada.

A bolsa possui dimensões pequenas para o campismo familiar e um tanto volumosa para campismo de aventura. Possui alças para carregar na mão e não nas costas. Duas presilhas ajudam na compactação do “rolo” e a não forçar o zíper. O rótulo leva informações de marca, modelo, capacidade, peso e medidas.

As varetas possuem gomos pequenos para serem compatíveis com o comprimento da bolsa de transporte e possuem dois desvios para a formação do arco mais suave e “quadrático” da barraca. Elas são bem específicas de barracas ilgu, feitas em fibra de vidro.

Marcos Pivari


Varetas de fibra de vidro com desvio. | Foto: Paula/Marcos Pivari – MaCamp


Marca



Quechua


Marca exclusiva da rede decathlon



Modelo



Forclaz 3 

 



Tipologia



Montanha


Tubular ou Trekking


País
de Origem


 

 



Pessoas Declarado


3
Pessoas

 



Pessoas confortável com malas


2
Pessoas


Espaço externo para bagagem



Dimensões Internas declaradas (Dormit.)


2,15m
x 1,80m H= 1,05m

 



Dimensões Internas Reais (Dormitório)


 


 

 



Dimensões externas



2,55m x 2,68m

 



Ventilação Dormitório


2
Portas + frente

Sem
capa/fechamento e sem abertura.


Peso


4,3kg

 



Dimensão Bolsa


44cm
x 19cm x 19cm


Possui apenas alças de mão (não pode ser colocada nas costas)



Avancê



FECHADO sem Piso


“Tipo Proteção de Bagagem + Calçado”



Dimensões Avancê



triangular 44cm

na maior dimensão



Hastes de Avancê


Não

Não
possui polos para utilizar porta do avancê como toldo



Ventilação Avancê


Não


Somente um ponto no sobreteto


Vigia
Avancê


Não

Nos
fundos com capa de comando interno


Tipo
de Sobreteto



Completo


Recobre o rebordo do piso do dormitório. 



Material Sobreteto



Poliéster PU


(declarado pela fábrica)



Quantidade de espeques


15

10
no sobreteto/Dormitório + 5 nas cordinhas



Espeques Compartilhados


Sim


Dormitório usa do sobreteto através de fitas prolongadoras.



Espeques a mais


Não


Modelo Cedido pela Quechua não era novo



Amarras


5 com
presilha + 2

5
para estrutura do sobreteto


Tipo
de uso



Depende


Aventura na tipologia, mas familiar ou casual na prática


Piso
Dormitório



Polietileno

 



Lateral Dormitório



Poliéster Respirável + Mosquiteiro

 



Mosquiteiro



No-see-um

 


Tipo
Porta Dormitório


Mista
/ Superior


Porta única combinada com mosquiteiro / recolhimento
superior/lateral (triangular).


Clima



Quente/ameno


Possui mosquiteiros permanentes no dormitório que não fecham.



Coluna D’Água



200mm/h


padrão quechua (declarado)



Estrutura


Fibra
de Vidro


9,5mm e 8,5mm



Ancoragem da Barraca na estrutura



Baínha + grampos no sobreteto


Estrutura fica presa ao sobreteto. Possui baínhas externas para
passagem da vareta. Possui gencaixes nas extremidades e fica presa
de forma permanente.



Garantia


2
anos


marca


Kit
reparo / Reposição


Não


Modelo Cedido pela Quechua não era novo



Facilidade na chuva


SIM


Monta as varetas externamente ao sobreteto e o dormitório “arma”
junto.



Manual de Instruções


SIM /
Preso / Impermeável


Possui manual de médio entendimento, impermeável e preso à bolsa da
barraca.



Costuras


Dupla
e selada total

 


 
 
 

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • samir

    Comprei uma dessas, mas de tamanho para 2 pessoas. A barraca é boa. Se alguem quiser mais informações pode me enviar e-mail Samir.lemax@gmail.com

  • Roots S.P.F.C

    Será que fica fixada legal na areia de praia também?

    • Fica sim. Por ser uma barraca baixa e aerodinâmica, creio que nem precisará de um espeque maior…. a menos que seja montada em uma areia extremamente fofa.

      • Roots S.P.F.C

        Valeu pela rápida resposta man, vou investir nela, parece uma barraca excelente!
        Abraço!

  • Nilson Donzelli

    Puxa vida.. Muito bom esse Review.. Bem esclarecedor. Na verdade todo o site é muito bom e útil. Estou querendo começar a fazer trilhas e acampamentos e o MaCamp está sendo muito útil para mim. Hehehe..
    Estou querendo comprar esta barraca para eu e minha esposa fazermos trekking e visto que o problema dela é o peso estava pensando:
    Será que é possível trocar as varetas e os espeques por de alumínio?