Responder a: Gerador portatil a gasolina

HOME Fóruns Campismo & Aventura Materiais & Acessórios Gerador portatil a gasolina Responder a: Gerador portatil a gasolina

Odair Teixeira
Odair Teixeira
Participante

Caro Naza

Eu optei pelo TG 2800 da Toyama por ter uma rede de assistência técnica bem distribuída.
Eu tenho visto este geradorzinho em lugares distantes e em obras trabalhando pesado. O pessoal fala bem dele. O fato de ser partida manual reduz o peso total, já que o mesmo com partida elétrica pesa uns 10kg a mais e tem o peso da bateria. Além de ser mais um item a ter que dar manutenção, já que vai ficar muito tempo parado.
– A potencia dele é de 2800 Watts em 220V.
– Com 50% do RPM ele tocou Ar condicionado, geladeira, iluminação, carregador de baterias e Micro-ondas. É legal evitar de ligar o micro ondas e o ar condicionado ao mesmo tempo, para não sobrecarregar, pq os dois juntos são pesados.
– Eu coloquei um disjuntor um pouco maior e puxei uma tomada no padrão brasileiro (dica do André de Americana, que tem um igual e liga uma carga gigante nele e o bichinho aguenta)
– A caixa eu projetei por dois motivos : reduzir ruído e fechar com cadeado para não despertar a curiosidade de algum curioso.
– O consumo dele em baixa rotação é inferior a 1 litro por hora. Em plena carga dá 1 litro por hora. O tanque tem quase 20 litros.

Eu cheguei a deixar 40 horas funcionando sem parar. Só desligava para reabastecer. Geladeira com cerveja trincando e picanha e frutas geladas.

Vantagem : baixo custo e robustez. Pega fácil, fácil manutenção, proteção contra falta de óleo

Desvantagem : O tamanho e o peso.

O tamanho dele é grande e não dá para colocar na caixa de gás do Imperial, mesmo com o aumento de tamanho que eu fiz. Só pode ir na caçamba da caminhonete. E o peso, se não tiver duas pessoas fortes, não tira do chão, pq os 40 kg do gerador+20 litros de combustível. Dá quase 60 Kg. Se somar os 15 kg da caixa são quase 80kg . É muito pesado mesmo.

Mesmo se coubesse, eu não colocaria na caixa de gás pq é muito pesado.

O gerador com a caixa que eu fiz ficaram em um nível aceitável de ruído. Consegui reduzir 10 decibéis. Dava para usar durante a noite tranquilamente em um posto de gasolina. Tanto deu que usei várias vezes na ida e na volta. Nos postos 24hs é normal os caminhões com baú térmico rodarem o gerador deles a noite toda, então nem se ouve o geradorzinho. Mas em um camping tranquilo, à noite? Eu deixava esta tarefa para as baterias e o inversor, já que o gerador havia deixado tudo carregado e a bateria dava conta do recado.

Se fosse optar hoje, compraria um gerador portátil silenciado tipo o TG 2000IP ou um Honda silenciado

Espero ter esclarecido.

Qualquer duvida, estamos às ordens.

Gruß

Odair