Responder a: Patagonia 2016: Expedição MaCamp de Trailer.

HOME Fóruns Campismo & Aventura Relatos de Viagens / Acampadas Patagonia 2016: Expedição MaCamp de Trailer. Responder a: Patagonia 2016: Expedição MaCamp de Trailer.

#91707
Capt.A330
Capt.A330
Participante

Quinta-feira, 28/01/2016:

Hoje aproveitamos que choveu ontem e apagou bastante a poeira do caminho ao Tronador, e lá fomos, acordando cedinho para ganhar tempo do dia.
Preparamos alguns alimentos, bastante água e sucos, e lá vamos nós, para desfrutar de mais uma maravilha da Patagonia!
O percurso do Camping Los Baqueanos até a entrada da estrada que nos leva até o Tronador, é de aproximadamente 15 km por asfalto na Ruta 40, e mais 45 km pela Ruta Provincial 82, de estrada de chão, que como é bastante estreita e com muuuuuuitas curvas, tem horários para subir e para descer; no percurso dela temos cinco Campings, um pertinho da Playa Negra, a perto de 5 km do asfalto e o que acho muito lindo, outro no Rio Manso, onde tiramos as fotos na ponte de madeira, e três em Pampa Linda, a 7 km do Ventisquero Negro, no pé do Tronador, más devido às características antes comentadas da estradinha, não aconselho ir com Trailers mais longos ou MH de mais de 7 mt., embora, é minha opinião, não uma proibição.
Lembro, para quem for acampar por lá, que se deve pagar o ingresso no Parque Nacional (o local de cobrança se encontra aprox. 1000mt pela estrada de chão), e os Campings antes citados, só tem um par de horas de luz elétrica durante a noite, provista por geradores diesel.
Aqui destaco os mesmos:

A estrada de rípio RP 82:
https://goo.gl/maps/RERSwoCDMrr

Os Campings:

La Querencia
http://www.campinglaquerencia.com.ar/
https://goo.gl/maps/R67Hjc71EkL2

Camping Los Rápidos
http://www.losrapidos.com.ar/#!/-bienvenido/
https://goo.gl/maps/co9cM79gB3M2

Os Campings em Pampa Linda:
https://goo.gl/maps/5v9XLLWR2d32

Bem, percorremos a estrada de rípio devagar, parando em diversos lugares de interesse para tirar fotos e admirar a paisagem, como na Ilha Coração, que proporciona uma excelente vista do Lago Mascardi rodeado de montanhas, e a nascente do Rio Manso, onde atravessamos uma ponte de madeira, e desde a mesma, podemos ver as trutas nadando naquela água cristalina; lá tem um Camping, Los Rápidos, e é um bom lugar para se ficar alguns dias…pena que seria bem difícil ir com o Guanaquito, por causa da estradinha. Continuamos devagar pela estrada cheia de curvas e contracurvas, com alguns precipícios que terminavam no lago, e assim que chegamos perto de Pampa Linda, pudemos avistar, embora rodeado de nuvens, a imponência do Cerro Tronador, que tem aprox. 3.500 mt de altitude, e serve de limite natural entre Argentina e Chile, sendo o ponto mais alto nessa região da Cordilheira de Los Andes.
https://es.wikipedia.org/wiki/Cerro_Tronador

Subimos com os carros até o mirante do Glaciar (Geleira) no pé do Tronador, e passamos um bom tempo por lá, admirando aquela maravilha da natureza, sentindo um pouco o frio da geleira quando o vento soprava daquela direção.
Retornamos para almoçar em Pampa Linda, e após o almoço, enquanto conversávamos desfrutando daquela vista maravilhosa, as meninas e Fabrício foram brincar de rondinha…parecíamos crianças de novo…rimos muito, jogados na grama e nas cadeiras ao sol gostoso da tarde fresquinha… ficamos um tempo descansando por lá, até dar a hora de retorno para a Ruta 40, e para nosso Camping, onde chegamos de tardinha, dando tempo para descansar e tirar algumas fotos, agora com céu claro.
Foi um dia de bastante andar, tanto de carro quanto a pé, o que nos fez tomar banho, jantar e ir cedo para a cama, para aproveitar bem o dia seguinte.
Lembrando, se desejar ver a foto ampliada, é só “clicar” com o botão direito do “mouse” nela, e “Abrir imagem em uma nova guia”, e pronto, a foto no seu tamanho maior abrirá noutra página.

Fotos de Isabella:

De manhã cedinho, o sol começa a iluminar a encosta da montanha.

As águas cristalinas do Rio Manso, no caminho para o Cerro Tronador.

A turma fazendo pose no Rio Manso.

Mais de perto.

A ponte vista de baixo.

Vista de cima da ponte de madeira.

Mirante da Ilha Coração, no Lago Mascardi, caminho ao tronador.

Ilha Coração…porquê será que tem esse nome?

Não, não é Gavião da Fiel…é falcão do Lago Mascardi.

Eis que após uma curva, aparece ele, o Tronador, ainda com nuvens em torno.

Chegando na base do Tronador.

Ventisquero Negro, na base do Tronador.

O Glaciar, com o Tronador encoberto de nuvens.

A turma na base do Tronador.

Começa a se ver melhor o Tronador.

Turistas brasileiros noutra vista do Tronador, desde o refugio na base.

A fauna local…

Na base do Tronador.

Bela foto do cume do Tronador; se calcula em mais de 200 mt de altura essa camada de neve.

Vista do Tronador desde nosso local de almoço em Pampa Linda.

Minhas fotos:

Neiva e Isabella na Playa do Lago Mascardi, no caminho para o Tronador. Foto de Beti.

A estradinha para El Tronador, vista desde o mirante da Isla Corazón.

O Tronador visto desde a estrada.

A “Turma do agasalho” no Tronador.

Cerro Tronador.

Vista da “Garganta del diablo”.

Em Pampa Linda, a 7 km do Ventisquero Negro.

Conferindo o protetor de cárter da Frontier; tinha um par de parafusos soltos, e por vezes, no caminho de rípio fazia barulho, más nada para se preocupar. Não lembro se foi Beti ou Neiva quem tirou a foto.

Arroio do degelo…ideal para resfriar uma bebida a base de malte, lúpulo e água…

As meninas e Fabrício brincando de rondinha com o Tronador ao fundo…muitas risadas…

O Tronador visto desde Pampa Linda.

No retorno ao Camping, a tarde estava linda, e permitiu esta foto do Lago Gutierrez, tirada desde a prainha do Camping, a poucos metros do Guanaquito.

O Acampamento, tirada desde a beira do lago.

Mais uma, agora deslocada um pouco à direita.

Continua…