Diamante finalizado

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Odair Teixeira
Odair Teixeira
Participante

Caro Gustavo Esta é uma discussão legal, melhor ainda num encontro, tomando cerveja. Pelo fórum fica difícil. Se a porção de massa estiver afastada para as extremidades, irá aumentar muito o momento de inércia. Não dá para simplesmente aplicarmos uma integral pq a massa do trailer não é distribuída de forma contínua ou homogênea. Se assim fosse, seria fácil pq teríamos um corpo com massa Cm em função da densidade linear de massa m/L e o corpo com um comprimento qualquer dx. Tacava uma integral e resolvia o momento de inércia . E ainda se estivéssemos falando em um corpo bi apoiado, tudo bem. Mas por concepção, os trailers possuem eixos no centro do chassis (às vezes bi apoiado, mas muito proximos) e não é a mesma concepção das carretas e bi trens. A mecânica envolvida é diferente. Quanto menos massa nas extremidades melhor. Quanto mais massa no centro e o mais próximo do eixo melhor. Depois te passo uma publicação (em inglês) da SAE (USA) com um estudo do comportamento dinâmico de trailers onde vc poderá entender claramente que o vetor, fator de oscilação, velocidade crítica e outros aspectos são diretamente afetados pelo correto posicionamento do cg. Eu adoto a figura “D” como melhor condição para rebocar meu trailer, considerando os 10% de massa na bequilha e o CG mais baixo e entre os eixos o quanto possível. Vamos trocando ideias Abraço Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk