RE: CAIU A LEI DO ABS!!! OS TRAILERS ESTÃO A SALVO

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Odair Teixeira
Odair Teixeira
Participante

Fala André, beleza? Concordo contigo, mas em partes. Para tecnologias novas, com sistemas e componentes não homologados, é necessário a validação técnica dos elementos, componentes e sistemas em laboratórios credenciados pelo INMETRO. Precisa ainda de investimento em verificações técnicas, ensaios, laudos e consultoria de peritos em engenharia automotiva. Aí vai uma boa grana mesmo. Eu já trabalhei alguns anos atrás com homologação de sistemas estruturais e além da grana, tomava muito tempo por não possuirmos muitos laboratórios disponíveis. Porém, para componentes que já foram homologados, a validação é mais tranquila. Já existem no mercado fornecedores com produtos homologados. Alguns fornecedores já fornecem para o mercado automotivo leve e pesado. O que tenho visto são fornecedores de sistemas ABS homologando o sistema para fornecer para clientes interessados. Posso estar errado, mas o montador de um trailer teria que exigir do fornecedor estas homologações, pois ele vai utilizar a tecnologia homologada por este fornecedor. É um trabalho de parceria. O que seria necessário de fato: – Criar uma diretriz – Elaboração de um protótipo de um trailer. – Submeter a verificações (rotina de ensaios) e validar os resultados. – Emissão de relatório técnico de avaliação elaborado por engenheiro com registro ( ART / CAT) Alguns fornecedores http://www.engatcar.com.br/images/Folheto_Sistemas.pdf http://www.wabco-auto.com/products/category-type/brake-stability-control/ http://www.knorrbremse.com.br/pt/commercialvehicles/products_1/electronicsystems/electronicsystems.jsp http://blogdocaminhoneiro.com/palavras-chave/kit-abs/ Aliás, no evento de Águas de Lindóia no começo do mês eu vi dois triciclos ByCristo (aqueles de gosto duvidoso) fabricados em São Carlos já com freio ABS. Perguntei para um dono e ele falou que comprou assim. Eu dei uma olhada por cima e só vi a roda fônica na dianteira, sensor e módulo. O dono comentou que teve um outro triciclo sem abs e a diferença era gritante. Não creio que tenha pago tanto a mais por isso. Mas eu posso estar errado pois nunca trabalhei homologando freios e estou polemizando sem necessidade. Se tiveres mais alguma info, posta aí. Abraço Odair


Edi O conector 12N e 12S são basicamente os mesmos que usamos aqui e que o Jandir postou as fotos lá em cima… https://en.wikipedia.org/wiki/Trailer_Connector/ISO#7-pin_trailer_connector_Type_12N_.28ISO_1724.29 O que muda é o pino central, que em um é fêmea e o outro é macho. Não tem ciência de foguete neste negócio não… Sds Odair