RE: Em busca da casa móvel

HOME Fóruns Caravanismo Trailers Em busca da casa móvel RE: Em busca da casa móvel

#60505

GustavoN
Bloqueado

Olá Daniel, Rafael, Odair,

Daniel Felisbino wrote:
Qualquer serralheiro ou até mesmo a empresa, conseguiria fazer um suporte para as placas solares se inclinarem aumentando a eficiencia dela, imagina ela fixa, e imagina ela em um suporte pouco acima do teto que dê para inclinar ele ou pra um lado ou para o outro em um eixo. sera q rola?

Cheguei a pensar nisso, e até a desenhar um modelo. Também existem alguns modelos prontos para isso, dependendo do tamanho da placa, mas eu provavelmente não usaria sem modificá-los, para evitar vibrações, reforçar, e facilitar o uso. Mas no fim desisti da idéia pelas várias desvantagens do sistema: é muito pouco prático manipular o suporte no teto do trailer, não pode ser usado durante a viagem, força o estacionamento do trailer em um determinado alinhamento solar, e ao levantar a placa ela se torna um alvo muito fácil do vento, o que pode forçar o teto de forma indevida. Tudo isso é solucionado assumindo a perda de eficiênia como fato e aumentando a potência do sistema para compensar.

rafael mafra wrote:
Chegou a estudar colocar um climatizador 12v no espaço da clarabóia da sala ou quarto?

Não cheguei a pensar nisso por já ter dois ar condicionados no projeto, um no quarto e um na sala.

Odair Teixeira wrote:
Sempre leio o teu tópico na correria e nunca posto nada. Hoje li com mais calma.

Odair, seja bem vindo ao tópico, e muito obrigado pela participação. Sempre aprendo muito com teus comentários.

Odair Teixeira wrote:
Com relação as claraboias, elas são importantes sim. Como nossos trailers tem bom isolamento térmico nas paredes e no teto mas não possuem nenhuma inércia térmica devido a capacidade térmica/calor específico dos materiais utilizados, qualquer variação na carga térmica interna se traduz em rápido aumento ou rápida perda da temperatura interna. As claraboias servem para promover ventilação cruzada e retirar rapidamente o calor interno. Lembre-se que nem sempre é possível ligar o ar condicionado.

Me parece que a falta de inércia térmica é uma característica ortogonal a necessidade de troca de ar e calor entre o ambiente interno e externo pelo teto do veículo. Em outras palavras, sim é verdade que um ambiente com pouca massa térmica vai ter uma temperatura mais dinâmica com menos estímulo, mas isso não favorece a adoção de um sistema que justamente tem alta condutividade térmica. Por curiosidade, a falta de inércia térmica pode até ser uma vantagem, em determinados casos. Nós aqui no sul, por exemplo, sofremos inverno e verão com a falta de projeto térmico nas construções. No verão, o ar condicionado passa a noite inteira resfriando as paredes, que esquentaram durante o dia e lentamente perdem calor a noite. Enquanto isso o clima na rua é ótimo. O ideal, claro, não seria remover a inércia térmica, mas sim isolar as paredes do lado externo para que a inércia preservasse a temperatura adequada. Quanto ao ar condicionado, o projeto está sendo feito para que possamos ligá-lo em qualquer lugar, com carga solar e inversor adequados. Claro, a potência do equipamento é alta e isso irá nos limitar o quanto podemos deixá-lo ligado, principamente a noite. Também, isso tudo é a teoria. Como expliquei, também tenho um pé atrás e por isso solicitei que as armações fossem preparadas. E o bom é que de uma forma ou de outra vou aprender algo.

Odair Teixeira wrote:
O ideal seria ter o piso isolado entre as duas chapas de madeira. Isto para também não acontecer perdas térmicas significativas no inverno. Quem tem um Turiscar em dias frios, sabe como o piso congela e rapidamente o trailer congela junto, novamente, por causa da baixa (ou nenhuma) inércia térmica. Mas isto é inerente aos materiais utilizados.

Verdade. Infelizmente (nesse sentido) o piso já estava pronto quando fechamos negócio, então nem cheguei a procurar uma solução para isso. O jeito vai ser um pelego de ovelha no chão. :-)

Odair Teixeira wrote:
Estas janelas de vidro que vc comprou são duplas? Possuem filtro UV?

São simples e com filtro UV. A empresa que contratamos para as janelas não fabrica com vidro duplo, e de qualquer forma acho que eu ficaria com medo de colocar ainda mais peso. Porém, também para ajudar no isolamento térmico, vamos colocar cortinas em todas as janelas, ao invés de percianas (com excessão da cozinha, que ficamos com receio devido ao fogão). Por curiosidade, essa aqui é uma foto tirada com uma câmera termal de um janelão que temos na nossa sala que vai do teto ao piso, em um dia de muito calor (>40): [attachment=6009] É notável que além da temperatura na parte superior estar menor que a janela em sí, a parte inferior da cortina está mais de 10 graus mais fria.

Odair Teixeira wrote:
Vc poderia, se possível verificar qual a densidade do PU usado? Qual a espessura? É PU/PIR (com retardante a chama?) Se não tiver retardante de chamas, tome cuidado pq em caso de queimar alguma parte do isolante de PU, ele pode liberar compostos muito tóxicos na fumaça que matam rapidamente.

Pois é, eu também tenho receio dessa questão do cianeto de hidrogênio que é liberado pelo poliuretano na queima. Me disseram que é feito para esse tipo de uso, e portanto tem retardante. As melhores marcas de poliuretano sequer queimam por sí só, mas eu não fiz esse teste ainda. Quando voltar de viagem na semana que vem vou passar lá novamente e fazer um teste prático pra ver. Vou perguntar para eles qual a densidade usada, e a espessura é a mesma da estrutura de madeira, para preenchimento completo (na foto do teto dá pra ver bem), mas vou perguntar também.

Odair Teixeira wrote:
Desculpe tanta intromissão. Como parte do meu trabalho, faço simulações computacionais de eficiência térmica/energética, e fiz algumas com o meu Imperial. Uma das razões dos nossos trailers serem tão termicamente ineficientes (além da camada pequena de material isolante) se dá pelas janelas simples de acrílico. Qdo rodo a simulação, parece que nem tem nada ali. O ideal seria as janelas duplas (pode ser de acrílico ou vidro)..

Imagina, intromissão nenhuma, Odair. Gosto muito dessas conversas. Chegasse a pensar em utilizar algo internamente, como uma cortina ou algo do tipo? Deve melhorar perceptívelmente comparado a não ter nada.

Odair Teixeira wrote:
Gostaria de rodar um comparativo com os dois materiais. O EPS (Isopor) tem fator de condutibilidade de 0,034 W/m·K e a espuma de Poliuretano tem 0,023 W/m·K. O PU isola um pouco mais que o EPS e seria bem significativo se a espessura fosse um pouco maior. Este ganho é maior quando a espessura é maior também.

Quando voltar da viagem em que estou no final de semana que vem eu dou uma olhada.. quase sempre tem algum turiscar aberto sendo reformado, então deve ser fácil medir os dois.

Odair Teixeira wrote:
Outro fator a ser observado nas janelas e na claraboia: Condensação interna de umidade. Como estes materiais possuem calor específico baixo, nos dias frios e com a umidade elevada dentro do trailer condensa muita umidade. Para a claraboia do meu quarto eu adotei uma espuma pq condensava tanta umidade que na manhã seguinte, parecia que tinham jogado uma bacia de água na cama.

Putz! Vou cuidar isso. Obrigado pela dica.

Odair Teixeira wrote:
Novamente, parabéns pelo projeto. Muito show!

Obrigado, e muito obrigado pelas várias dicas.