RE: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes
Tom, A diferença principal entre a bateria automotiva e a estacionária é que esta última é projetada para suportar ciclos mais profundos de descarga. Já a automotiva além de não ter ciclo profundo de descarga, aguenta uma corrente de pico bem maior, para a partida do motor. Ambas são alimentadas pelo alternador, por meio da conexão intermediária via o “isolador de bateria”, que faz a função de distribuir a corrente do alternador de modo simultâneo para as duas baterias, mas isolando as descargas entre elas, sendo cada uma é ligada em cargas diferentes. Veja o diagrama de blocos da conexão elétrica deste dispositivo: A bateria estacionária poderá ser também carregada via um carregador de bateria. É importante que a função de “flutuação” esteja presente no “carregador de bateria”, os quais podem ser de 2 tipos distintos, conforme o texto abaixo: Os carregadores de bateria podem ser de carga cíclica ou de flutuação. O primeiro é normalmente empregado para carregar completamente uma bateria para que ela seja utilizada para alimentar algum equipamento isoladamente, ou para carregar uma bateria de carro descarregada. Nesse tipo de operação a bateria não deve alimentar nenhum aparelho durante o processo de carga pois a tensão final de carga é mais elevada, podendo chegar até 14,8V. O carregador de flutuação opera com uma tensão de carga mais baixa, normalmente em torno de 13,8V e mantém essa tensão que é a tensão de flutuação. Ele pode operar o tempo todo conectado à bateria, alimentando outros equipamentos, ou pode ter um circuito de conexão e desconexão conforme o estado de carga da bateria. Usei na minha carretinha um modelo de carregador com flutuação, fabricado pela PowerBras que fica no Rio de Janeiro e só deste dispositivo paguei coisa de R$ 580,00. Mas para baratear o custo do camper, dá para eu mesmo fabricar uma “plaquinha carregadora de bateria” por 1/4 deste valor. Aqui um exemplo de um pcb (printed circuit board) para um carregador: [hr] Sobre o wc químico, lotes de 100 peças via China sai por 27 GWs FOB por peça; tem que comprar em quantidade para viabilizar a operação industrial de montagem de campers!