Publicidade:

RE: Global One Expedition Off-Road Trailer

#57145
Raposo
Participante
leandrovaranda wrote:
Raposo, tem muito tempo que li esse tópico na integra, me passa qual o número da página que fala do engate Multi Axis? Quanto a lei, se conseguir um fabricante de engates brasileiro ou importador que coloque a tarjeta acho que não tem problema ser diferente de esfera. Mas vou pesquisar mais uma vez hoje. “Parágrafo Único. A aprovação do produto fica condicionada ao cumprimento de requisitos estabelecidos em regulamento do INMETRO, que deverá prever, no mínimo, a apresentação pela empresa fabricante de engate, de relatório de ensaio, realizado em um protótipo de cada modelo de dispositivo de acoplamento mecânico, proveniente de laboratório independente, comprobatório de atendimento dos requisitos estabelecidos na Norma NBR ISO 3853, NBR ISO 1103, NBR ISO 9187.” Alguém sabe como ver essas normas de graça?

Olá LenadroVaranda. O Multi Axis está na página 4. Em relação as regras da ABNT, pela descrição podemos ter uma noção do que elas tratam: ISO 3853 – Especifica o procedimento simplificado para ensaiar a resistência mecânica do dispositivo de acoplamento mecânico fixado em veículos de tração. ISO 1103 – Esta norma foi cancelada e substituida pela 16122 ISO 16122 – Especifica as dimensões necessárias para compatibilidade do dispositivo de acoplamento mecânico entre reboques leves, reboques de moradia (trailers) e veículos de tração quando o rebocado está ligado com esfera de acoplamento ao veículo tracionador. O espaço para folga ao redor da esfera de acoplamento objetiva a permitir o acoplamento e desacoplamento aos veículos de tração, e uma operação segura durante o acoplamento e desacoplamento deste dispositivo mecânico. ISO 9187 – Padroniza dimensões e requisitos mínimos de desenhos das tomadas macho e fêmea, de sete condutores, para permitir permutabilidade de conexões elétricas entre unidades de tração e veículos rebocados leves cujo total máximo não exceda 3,5 toneladas, dotados de equipamentos elétricos de tensão nominal de 6 V ou 12 V – tipo 12 N (normal). Pelo que eu entendi, a resolução do Contran obriga ao INMETRO que as 3 normas acima sejam atendidas para que ele homologue um engate. Cordialmente, Raposo

CAMPINGS EM DESTAQUE:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CLASSIFICADOS: