RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

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Edintruder
Participante

Leandro, tens razão no ponto de esperar um pouco antes de engatar a marcha quando liga o carro. Quando o óleo escorre dos pacotes, os discos podem perder muita lubrificação, e logo que forem acionados poderão apresentar desgaste inicial mais acentuado tal ocorre com motores turbinados. Sobre ser rebocado, esses veículos ão devem ser puxados por towbar exceto se tiverem caixa de transferência com opção de Neutro. Isso para os 4×4, como as SW4, Cherokees e Explorers. Basta deixar a CT em N que o sistema não irá movimentar. O que ocorre nos câmbios automáticos é que a caixa não é banhada pelo fluído. Esse fluído fica retido no cárter, então os rolamentos ficam com a sua lubrificação comprometida pois necessitam do sistema de bombeamento que é alimentado pelo motor do carro. Então, se for rebocar um veículo AT que não tem caixa de transferência, a marcha deve ficar em N, e o motor ligado se for possível. Se o motor apresentar problemas e for impossibilitado de funcionar, a velocidade deverá ser reduzida, cerca de 40km/h no máximo, e a distância a ser percorrida curta. Nessa situação puxei o meu Monza AT por 12km com coração na mão. Mas não apresentou nenhum problema.