RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

HOME Fóruns Campismo & Aventura Carros e Utilitários Puxando um Trailer, seu carro está apto ? RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

#56857

Edintruder
Participante

Marcos, a GM inseriu na programação dos câmbios automáticos a partir dos Astras o sistema que depois de algum tempo parado em D e pé no freio, o câmbio automaticamente desabilita a 1a e cai em N. Ao tirar o pé do freio a caixa volta para D automaticamente, sem a mudança física da palanca. Nos câmbios mais modernos isso já é praxe, inclusive com o sistema de manter o veículo freado por algum tempo extra ao tirar o pé do freio para possibilitar o reengate do câmbio. Quando a caixa está em D, o sistema hidráulico que é acionado por válvulas, puxa a cinta da marcha selecionada pelo sistema de controle, e passa a atritar o conjunto de discos e espaçadores, e atrita ainda com a própria cinta. O sistema dura muito pois é banhado a óleo. É o mesmo sistema de embreagem multidiscos de motocicletas. Se montar sem óleo eles não duram uma volta na quadra. Dessa forma, entendemos que quando o motor está na marcha lenta, grande parte da energia e perdida no conversor de torque, e o resto é atritado dentro da caixa dessa forma que expliquei. Ao desengatar no sinal, por exemplo, a cinta folga e a caixa vira livre, apenas movimentando a sua bomba de óleo através do movimento do conversor de torque. Quando o sistema começa a se desgastar, os sinais são trancos, pois com o aumento de rpm do motor, o conversor bloqueia a partir da sua velocidade de stall, e a bomba do câmbio atinge pressão maior, ocasionando o prendimento dos discos de forma abrupta justamente pois é quando o sistema consegue agarrar na força. Outro sintoma é o câmbio necessitar sempre de maior rotação para arrancar o veículo. Eu tive um Monza cm câmbio AT, troquei filtro e óleo logo que peguei para ter uma noção de como estava o conjunto. O óleo saiu muito sujo, e somente com a troca do fluído o câmbio melhorou muito e ficou mais suave, pois é um sistema relativamente simples porém delicado. A sujeira do óleo da transmissão é de puro fragmento de discos e cintas. Quando vendi o carro o óleo se manteve limpinho, justamente pelos cuidados no uso.