RE: Puxando um Trailer, seu carro está apto ?

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GustavoN
Bloqueado

O efeito pêndulo realmente deve reduzir bastante, mas não entendo porque o banheiro na posição traseira seria muito relevante. Minha intuição é que o banheiro deve ser uma das partes mais leves do trailer hoje em dia, com vasos plásticos, um box de banho vazio, e com ausência de tulhas que possam carregar peso. O problema maior provavelmente é a cozinha (fogão, microondas, geladeira, etc), a parte elétrica do trailer (baterias, conversor), o gás, e as máquinas de ar condicionado, se for o caso. Há uns tempos estava falando com um amigo norte americano que tem trailer, e ele estava me dizendo que realmente as rodas na traseira ajudam bastante (segundo ele é lei os eixos na parte de trás), porém o peso em cima do carro realmente tem que ser levado em consideração. Por isso, é muito comum o uso de engates com distribuição de peso, nesse estilo: [attachment=8133]

Edintruder wrote:
Evandro, se estiveres usando o engate original da L200 terás problemas sim, porém se estiveres usando um engate mais forte, não tem o que te preocupar. Um detalhe dos trailers da Apolo é que usam o banheiro no limite traseiro, concentrando bastante peso atrás dos eixos, dessa forma pode parecer que é muito pesado sobre o engate, mas na prática não deve ser muito diferente. O que me parece, é e o efeito de pêndulos nessa configuração se reduz bastante.