RE: Rebocando Trailer com Carro Automático

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Odair Teixeira
Odair Teixeira
Participante

Marcos Qual o modelo da tua Pajero? Com relação ao L ( de “Low Gear”), é para garantir que está saindo em “primeira marcha” e não vai trocar para segunda na primeira tirada do pé no acelerador. Alguns cambios mais modernos, quando vc acelera e tira um pouco o pé do acelerador, o módulo verifica a velocidade e já engata a segunda marcha, porém com o peso do trailer, reduz para a primeira novamente. Travar em “L” até estabilizar é uma prevenção para este efeito. Se bem que já tem carro com cambio automático onde o módulo do cambio pode mudar de posição se perceber que algo não está certo e pode-se danificar o cambio, independente do motorista. O controle de tração vai ajustar a transmissão para não deixar nenhuma roda patinar. Dependendo da situação, o ronco do motor muda mesmo. Se não me engano, não existe a posição semi bloquada na Pajero. Existe as posições 2H (tração traseira), 4H (tração integral), 4HLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado) e 4LLc (tração 4×4 com diferencial central bloqueado e reduzida). Nesse modo, a Pajero sobe até coqueiro. Pelo menos é o que tinha na minha Montero V6 (que saudades daquela viatura, eita projeto robusto) A Toyota Hilux não tem diferencial central. É meio que padrão para as pick ups, ja que foram feitas para carregar peso. Fica assim: 4×2 – H2 (High 4×2) operação normal em asfalto seco, o H, de High, significa que a reduzida não está engatada 4×4 – H4 (High 4×4) para uso em piso com baixa aderência como terra, lama ou molhado 4×4 – L4 (Low 4×4) com engate da reduzida para uso em condições mais extremas como rampas com grande inclinação e transposição de obstáculos. Sds Odair