RE: Rebocando Trailer com Carro Automático

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Capt.A330
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Participante

Marcos, algumas considerações: Um amigo meu, Engenheiro Mecânico, dizia “carro bem construído, o é alemão, ou é japonês”, e se baseava no fato de que ambos países, apos uma duríssima guerra, perdidas para o mesmo pais, USA, chegaram a conclusão que para ser competitivos contra o gigante industrial, seus produtos (alguns deles copiados do mesmo), tinham que ser melhores, e como conseguir isso? A solução se chama “Controle da Qualidade”. Sim, quanto mais rigoroso o controle de qualidade, mas credibilidade e competitividade no mundo todo. Por isso, se tua PS é “Made in Japan”, não duvides um instante que quando saiu da linha de produção, foi checada no limite da capacidade dos inúmeros Engenheiros que são pessoas celosas do seu trabalho, e no caso dos japoneses, é ainda mais, uma questão de honra. Pena que em alguns países que constroem sob licença, para poupar “mixarias”, não tem estos controles tão apurados. Resumindo, você tem uma bela maquina, que se cuidar do comb. e o óleo que colocar nela, esquece que existem mecânicos; por falar em comb., eu, como Piloto, sei que a vida do motor, é dada pelo comb. e óleo que utilizo, também para carros, e por isso, só abasteço em postos conhecidos, e que tenham o controle de qualidade da própria empresa, como por ex., na BR, se chama “De olho no comb.”,; na Shell, é o “DNA da Shell”, e por ahi vai…isto significa que a própria empresa fiscaliza e audita se o posto não adultera ou recebe de camiões sem bandeira, por ex., com vistorias surpresas, com camionetas tipo “mini-laboratórios”, que exercem esta função em praticamente todo o pais. Sobre o óleo, não poupa centavos comprando um “baratinho”, pois óleo não é tudo igual, não! Se a Mitsu recomenda, por ex., o Castrol, não é simplesmente por um acordo operacional e econômico; também é porque teve muitos Engenheiros estudando e desenvolvendo o melhor óleo para esse tipo de motor, e trocou óleo, trocou o filtro junto. Sobre a transmissão aut. da PS, é muito boa, e não esqueça de seguir as recomendações da troca do óleo da transmissão, e mais do que nunca, usa SÓ o óleo especificado pela fabrica, esmo que custe alguns centavos a mais; acho que Odair, como Engenheiro, pode te aconselhar melhor, porem em essência, é isso. Bom, acho que escrevi demais; espero poder ter sido de utilidade; grande abraço!