RE: Rebocando Trailer com Carro Automático

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#48035
Capt.A330
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Buenas; que bom que ninguém ficou chateado com minhas bobagens deferidas neste tópico, obrigado! :D (Jairo, você não conta) :D:D:D Bem, voltando ao tema dos veículos tratores de cambio automático, como sabem, eu troquei a minha Mitsubishi Triton aut. 2.010, por uma Nissan Frontier SL, aut. 2013/14, que ainda está terminando de amaciar; por falar nisso, nos primeiros 800 kms não se debe passar de 4.000 RPM nem rebocar Trailer, e depois de começar a rebocar, os primeiros 800 kms. não se debe ultrapassar os 80 kms/h rebocando, o que estou seguindo à risca. Estou notando algumas diferenças, a saber: a Triton tinha 4 marchas, contra 5 da Frontier, que dá como resultado um desempenho melhor na Frontier (sempre falando em rebocar um Trailer), por ter um escalonamento melhor, e o motor girar mais acorde com as exigências do percurso com uma marcha a mais, sendo, inclusive, levemente mais econômica, em especial “puxando” as 2 toneladas do Guanaquito. A potencia em HP é maior, de 190 HP contra os 165 da Triton, embora esto é perceptível principalmente em velocidade final, que não é o caso “puxando” o Guanaquito, e o que eu achei melhor, é o torque, que de 38,1 kgf-m, passou para 45,8 kgf-m na Frontier, e pude comprovar isso na subida da serra vindo de Joinville para Curitiba;tinha subidas não muito fortes em que a Frontier “teimava” em subir em 5ta., passando eu para 4ta. porque me pareciam muito baixas as rotações para tal propósito. Logicamente, quanto mais torque, melhor, e se falamos em pot. e torque, penso que a RAM, com 310 HP e 84,6 kgf-m, debe ser o bicho! :P Também a Frontier é um pouquinho mais larga, 5 cms, o que ajuda na aerodinamica e visibilidade, entre outros, e a estabilidade é melhor, em virtude das rodas da Frontier serem de perfil mais baixo (aro 18 pol.), e principalmente, pelo fato da Nissan contar com o VDC “Controle de estabilidade VDC – Vehicle Dynamic Control, um sistema que se utiliza de sensores para controlar a estabilidade do veículo em condições adversas, proporcionando ainda mais segurança ao dirigir.”, que ajuda, e muito, a retardar (ou até evitar, dependendo da vel.), do pêndulo, o que para quem Trailer, é uma ajuda e tanto, e eu sei muito bem do que estou falando! O sistema de câmara de ré, é muito útil na hora de engatar o Trailer, também. Claro que não estou desmerecendo a Triton, que é um excelente carro; muito pelo contrario, só contando as impressões dum e outro modelo, e nunca esquecerei que a Mitsubishi nos levou, junto ao Guanaquito, até Ushuaia ida e volta sem nenhum problema, em mais de 12.600 kms. rebocando e mais 1.000 kms. sem o Diamante, num total de mais de 13.600 kms. por Brasil, Uruguay, Argentina e Chile. Na medida que continuar rebocando, continuarei contando as impressões desta automática e seus “Pôneis malditos” http://www.youtube.com/watch?v=wMubUg2XnFM Abraços!