RE: Utilitário/SUV recomendado para Trailer 3,60 m e 1,2 ton

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Jandir de Teresopolis
Jandir de Teresopolis
Participante
Jefferson Ferreira wrote:
Pergunto: como poderia comprovar a capacidade máxima de carga dele se não consta no manual e nem na lista do DENATRAN? O mesmo se aplicaria ao caso da minha segunda opção, o CR-V, pois a Honda inclusive informou ao órgão os veículos que NÃO tem aptidão para rebocar, é mole (incluindo o CR-V) Alguém já teve problemas com Polícia Rodoviária por não conseguir comprovar a legalidade de sua situação? Como resolveram? Abraços e obrigado.

Jefferson, seja muito bem vindo ao fórum… Eu já li em algum lugar (acho até que em algum tópico aqui mesmo no fórum) que a Honda brasileira declara que seus veículos não podem rebocar qualquer coisa (mesmo todos nós sabendo que no exterior o mesmo carro seja liberado pela Honda local para rebocar). Por tal fato, mesmo se eu tivesse capacidade financeira, jamais compraria carro da marca Honda, por melhor que eles possam ser em outros quesitos (não gosto da ideia de prestigiar quem não me prestigia e ainda me cria problemas). A possibilidade de vc ter problema com a Polícia Rodoviária é pequena, mas existe (problema criado pela Honda brasileira, lembre-se). Não é absolutamente nula essa possibilidade. Eu não arriscaria… Mas eu tenho quase que certeza absoluta que vc terá problema com outra instituição. A instituição chamada SEGURADORA (que na realidade não gosta de pagar seguro, e por tal motivo faz o possível para não pagar, ou ao menos para pagar o mínimo que puder – logicamente que estou falando APENAS E EXCLUSIVAMENTE se ela não for uma boa seguradora, o que, ainda bem, é exceção neste nosso Bra$Dilma, onde ninguém gosta de levar vantagem que não seja merecida, e a quase totalidade das seguradoras é ótima). Mesmo que vc não tenha seguro, e um carro segurado por uma “SEGURADORA” (apenas se for uma dessas poucas que não são boas, e fazem de tudo para te criar problema na hora de te pagar o valor segurado, deixe-se bem claro) bata no seu carro por trás (que terá um engate fixo) ela vai dizer que o prejuízo só foi o que foi porque vc tinha um engate, que é proibido pela fabricante do carro (a Honda brasileira, não se esqueça)… Se vc estiver rebocando um trailer então, e se envolver em um acidente, duvido que receba… E se um carro segurado por uma “SEGURADORA” (mais uma vez repito, se for de uma dessas poucas que eu citei acima, que não gostam de pagar seguro, o que, ainda bem, é raro aqui no nosso maravilhoso pais, onde sempre se segue as leis e os princípios de justiça) fizer uma grande barbeiragem e causar um acidente envolvendo vc, vão tentar empurrar a culpa toda para ti, não tenha dúvida nenhuma (prepare-se para contratar um bom advogado, que certamente vai te custar os olhos da cara e aguarde, aguarde, aguarde… Se ganhar a causa vai receber daqui uns dez anos, pois eles vão até o Supremo se possível (política de todos os bancos e seguradoras brasileiros [dos que não são bons, e apenas eles {SENDO CHATO E REPETINDO MAIS UMA VEZ} que são poucos, graças ao “nosso” bom Deus, que inclusive é brasileiro, não podemos esquecer], para desestimularem pessoas que resolvam correr atrás do seu direito)). Já ia me esquecendo: outra que pode te criar problema é a própria Honda, se vc comprar um veículo que ainda esteja na garantia. Se o painel parar de funcionar eles vão dizer que foi porque vc colocou um engate ou “PIOR”, rebocou um trailer, ou mesmo uma carrocinha de pipoca, afinal eles avisaram que o veículo produzido por eles não reboca “nada”… Pelo que entendi neste teu último post, vc pretende depois trocar o seu Apolo Young por um trailer maior. Certo? Acredito que a melhor opção seria começar com seu “velho de guerra” (que pelo que entendi nos posts aqui em cima, tem capacidade de rebocar o Apollo Young) e depois, se confirmar a intenção de passar para um trailer maior, pula direto para um veículo mais forte, como os sugeridos pelo Edintruder: “eu optaria por alguns SUVs como Xterra, Hilux SW4 2001, Blazer, Pajero Sport ou uma Pajero full 3.2(e que não são “proibidos” de rebocar, pelo próprio fabricante) Quanto ao pêndulo, pelo que eu já aprendi puxando o meu trailer com uma F1000, se vc estiver correndo (acima de 80 Km/h), pode estar usando até um caminhão, se ocorrer uma emergência (um buraco um pouco maior que exija ser desviado, um pedestre ou animal que atravesse em sua frente, um pneu estourado, alguém te dê uma fechada, etc…), tem grande chance de pendular e vc não conseguir retomar o controle do conjunto, ou vc perder o controle mesmo que não chegue a pendular. Vide nos flagrantes abaixo o que vc acha que foi o fator decisivo no acidente. Para mim, foi o excesso de velocidade, em todos: Jefferson, espero que vc consiga entender este emaranhado de letras coloridas que fiz acima. E espero ter ajudado. E quando já estiver viajando com seu trailer, não deixe de contar para nós suas “aventuras”. E se possível, com muitas fotos. Este último e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando AQUI. .